Serra do Itaqueri: 6 cidades para conhecer no interior paulista

Serra do Itaqueri: 6 cidades para conhecer no interior paulista

A cerca de 150 km da cidade de São Paulo, a Serra do Itaqueri é uma região que reúne diversas estâncias turísticas do interior paulista. Ali o destaque é a natureza, com cachoeiras, rios, parques e diversas opções de ecoturismo. Listamos abaixo seis cidades que você não pode deixar de visitar em um roteiro pela região:

Cidades na Serra do Itaqueri

Brotas

Foto por Patrícia Chemin

Essa é a chamada “capital do turismo de aventura”, com seus famosos passeios de rafting pelas corredeiras do Rio Jacaré Pepira. Mas Brotas reserva ainda outros atrativos naturais, como dezenas de cachoeiras e a belíssima nascente Areia que Canta.

Águas de São Pedro

Foto por Patrícia Chemin

Apesar do território diminuto (é o segundo menor município do Brasil), Águas de São Pedro é cheia de atrações, com aquela tranquilidade e segurança típicas do interior. As fontes de água sulfurosa com propriedades medicinais encontradas na cidade proporcionaram atrativos como o Fontanário Municipal, o SPA Thermal e até mesmo o Grande Hotel São Pedro.

São Pedro

Foto por Fran e Kiko Camargo

Ao redor de Águas, São Pedro proporciona vistas privilegiadas da Serra do Itaqueri – como a do mirante do Parque do Cristo ou a partir do Rancho da Tirolesa. Os voos de parapente também são bem concorridos entre os aventureiros. Outros passeios incluem o antiquário Vila del Capo e o parque aquático Thermas Water Park.

Piracicaba

Foto por Marília Vasconcellos

O coração de Piracicaba, principal centro urbano da Serra do Itaqueri, é o rio homônimo. Às margens desse abundante curso d’água, conheça o Elevador Panorâmico, o Parque do Mirante e a Ponte Pênsil, além de saborear as delícias gastronômicas da Rua do Porto.

Analândia

Analândia possui dois famosos cartões-postais: o Morro do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo. Em meio a uma planície, eles se destacam como duas grandes formações rochosas, onde é possível praticar escalada, rapel e trilhas. A cidade guarda ainda cachoeiras e boas cachaçarias.

Rio Claro

Serra do Itaqueri
Foto por Patrícia Chemin

Em Rio Claro, não deixe de passear pelo Horto Florestal, que compreende mais de 2.000 hectares de uma vegetação exuberante. Essa verdadeira floresta possui diversas trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

Mais informações em: aprecesp.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Paulo Salles

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram