5 lugares para conhecer em Guararema

5 lugares para conhecer em Guararema

A apenas 80 quilômetros de São Paulo, Guararema é um reduto de tranquilidade em meio à natureza. Graças a sua proximidade com a capital paulista, a cidade é cenário perfeito para um passeio de fim de semana com a família.

Ali, é possível se encantar com o charme de suas ruazinhas, explorar parques com muito verde às margens do Rio Paraíba do Sul, e ainda fazer um passeio de maria fumaça até uma bucólica vila.

O destino já ganhou fama por conta de seu espetáculo de luzes e decoração de Natal, porém, a temporada de dezembro é apenas uma amostra do que o lugar tem a oferecer durante o ano inteiro. A seguir, confira cinco lugares imperdíveis para descobrir em Guararema:

Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino

Guararema
Foto por João Augusto Figueredo

Localizado no Morro do Gerbásio, o mirante abriu para visitação em 2018 e oferece vista privilegiada do centro da cidade, assim como do rio e da Mata Atlântica preservada dos entornos.

Além de local de contemplação, o espaço tem estrutura de restaurante, banheiros e estacionamento.

Parque da Pedra MontadaGuararema

O parque conta com trilhas e passarelas que levam até seu principal atrativo: uma escultura natural composta por duas pedras de 2 metros de altura sobrepostas.

Vale a pena explorar, também, a Pedra do Tubarão, outra formação rochosa que tem figura similar ao grande peixe.

Vila de Luís Carlos 

Guararema

O distrito, localizado a apenas sete quilômetros do centro de Guararema, parece saído de um filme. Suas poucas ruas de pedra são compostas por construções históricas restauradas que hoje abrigam restaurantes, lojinhas, bares e cafés.

Ali também há uma estação ferroviária que recebe os passeios de Maria Fumaça vindos da cidade. O roteiro feito na locomotiva de 1927, apesar de curto, encanta aqueles que nunca tiveram algum tipo de contato com os áureos tempos ferroviários.


Guararema Acqua Thermas é nova atração no interior de São Paulo


Igreja Nossa Senhora da EscadaGuararema

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1941, a Igreja chama a atenção tanto por sua história, quanto por sua arquitetura, em estilo típico barroco, feito em taipa de pilão.

A primeira capela construída no local data de 1652, pelos jesuítas, porém, a construção atua remonta da igreja fundada pelos franciscanos, em 1732.

A Igreja Nossa Senhora da Escada também se destaca por abrigar uma das únicas imagens de São Longuinho, o santo dos três pulinhos, que intercede pelos objetos perdidos.

Pau D’Alho e Recanto do AméricoGuararema

Cartões-postais locais, ambos representam a integração da natureza em meio à cidade. O local tem pontes suspensas sobre o rio Paraíba do Sul, famílias de capivaras, bosques e outros atrativos naturais.

É perfeito para curtir um fim de tarde antes de embarcar em um roteiro gastronômico pelos diversos restaurantes da cidade.

Onde ficar

Summit Vale do Sonho Hotel & Eventos

Texto e fotos por: Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram