6 lugares para conhecer em Puerto Vallarta, no México

6 lugares para conhecer em Puerto Vallarta, no México

Puerto Vallarta, situada na Costa do Pacífico mexicana, é um destino repleto de atrativos culturais e naturais para quem busca uma alternativa aos lugares mais badalados do Caribe.

Combinada à sua vizinha Riviera Nayarit, é o refúgio de férias de muitos canadenses e americanos que vão, principalmente, em busca de seus inúmeros dias de sol e praias paradisíacas. Mas, graças à rica biodiversidade dessa região, no estado de Jalisco, é possível, também, explorar rica fauna e flora locais em um roteiro de ecoturismo ou, ainda, desvendar o passado de seu povo por meio da cultura e arte típicas.

A seguir, listamos seis pontos imperdíveis para quem visita Puerto Vallarta. Veja:

Malecon

Puerto Vallarta
Foto por Eliria Buso

O calçadão da orla em Puerto Vallarta recebe o nome de Malecon e é parada imperdível para quem quer observar o agito da cidade. Ali, dispostos em cerca de 800 metros de extensão, encontram-se lojas, bares, restaurantes e casas noturnas.

Funcionando como um centro de história, cultura e entretenimento local, o calçadão abriga ainda o icônico Hotel Rosita, o mais antigo da cidade, fundado em 1948, e que recebeu nomes importantes para a popularização do destino, como a atriz Elizabeth Taylor, na década de 1960.

Também nesta época, foi criado outro destaque do Malecon: a galeria de arte a céu aberto formada por esculturas em bronze de artistas regionais, com diversas representações e símbolos locais, como o cavalo marinho.

Completa o roteiro pelo ponto turístico uma ida ao Anfiteatro Los Arcos, construído em 2002, com o intuito de receber apresentações e expressões artísticas.

Cidade Antiga

Puerto Vallarta
Foto por Eliria Buso

O centro histórico de Puerto Vallarta está bem próximo ao Malecon e reúne ruas de pedra, arquitetura tradicional, museus e muito mais.

Destacam-se ali: a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que integra os estilos neoclássico, barroco e renascentista; a Praça Principal, outro palco de apresentações culturais; e o Palácio Municipal, que conserva o estilo típico das construções desta região.

Zona Romântica

Puerto Vallarta
Foto por Eliria Buso

Point gay friendly da cidade, a Zona Romântica conta com diversos restaurantes, bares e beach clubs que dão um clima totalmente diferente ao local de dia e à noite.

Ali também fica a Praia dos Mortos, recheada de guarda-sóis dos beach clubs mais badalados e que divide a paisagem com o Pier dos Mortos, parada obrigatória para conferir o pôr-do-sol nesse paraíso mexicano.

Ponte Jorullo

Puerto Vallarta
Foto por Eliria Buso

Considerada a maior ponte pênsil veicular do mundo, com 470 metros de extensão a 150 metros do rio Cuale, a Ponte Jorullo é o cartão-postal do Canopy River. O espaço é ideal para ecoturismo e atividades de aventura, incluindo tirolesa, rapel, trilhas de quadriciclo e racers (rzr), rafting, entre outros.

Vale a pena separar um dia no roteiro de sol e praia para interagir com a natureza e elevar os níveis de adrenalina no lugar, que ainda conta com projetos sociais para a comunidade local.

Praias

Puerto Vallarta
Foto por Eliria Buso

Apesar de contar com praias de norte a sul, Puerto Vallarta se destaca pelas faixas de areia mais afastadas, que só podem ser acessadas em um passeio de barco. Entre elas estão: Colomitos, Los Ánimas e Yelapa.

Já Las Caletas, além de oferecer estrutura de mergulho e caiaque, em uma faixa de areia praticamente exclusiva de quem contrata os passeios, tem um atrativo noturno imperdível. É o espetáculo Ritmos de la Noche, com música, dança e folclore apresentados com fogo, acrobacias e diversos outros recursos lúdicos dignos de Cirque du Soleil.

Majauhuitas, por sua vez, é um refúgio de paz e tranquilidade, oferecendo estrutura para snorkel, stand up paddle, sky diving e outros esportes aquáticos. Tudo isso em uma paisagem que contempla mar verde esmeralda, pedras e vegetação densa.


Copa Airlines inaugura voos diretos entre a Cidade do Panamá e Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México


Parque Nacional Marinho Los Arcos

Puerto Vallarta
Foto por reprodução visitpuertovallarta.com/

O parque nacional, situado entre as praias de Mismaloya e Las Gemelas, é um verdadeiro paraíso para mergulhadores. Configurada área protegida, o local é formado por duas ilhas rochosas que formaram um arco sobre o mar. E, debaixo d’água, abriga cavernas, túneis e recifes incríveis para uma exploração aquática.

Com profundidade variando de 9 a 480 metros, a região de Los Arcos tem rica vida marinha, incluindo diversos tipos de peixes, arraias e lagosta.

Como chegar a Puerto Vallarta

Não existem voos diretos de São Paulo a Puerto Vallarta, portanto, a maneira mais fácil de chegar ao destino é via Cidade do México. De lá, a dica é alugar um carro, podendo, assim, explorar toda a região da Costa do Pacífico, incluindo Riviera Nayarit e e ilhas como as Marietas, Patrimônio da Unesco.

A cidade conta com diversas opções de hospedagem, desde pousadas charmosas na região da Zona Romântica, até hotéis de rede nas praias urbanas. Confira aqui.

Texto e foto destacada por: Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram