3º Encontro da Jornada de Turismo em Munhoz debate desenvolvimento turístico

3º Encontro da Jornada de Turismo em Munhoz debate desenvolvimento turístico

Aconteceu na última sexta-feira (06), o 3º Encontro da 2ª Jornada de Turismo de Munhoz, na Câmara Municipal da cidade.  O evento tem como finalidade principal fomentar e fortalecer o desenvolvimento do município de forma sustentável e permanente, bem como buscar novos olhares para as potencialidades turísticas da região.

O encontro foi marcado por um ciclo de palestras sobre “Turismo Acessível” e “A história de sucesso da AHPMV” e contou com a presença de José Fernandes, proprietário da Rede dos Sonhos e Silvias Urias, Gestora da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde. O evento ainda prestigiou as mulheres que empreendem diretamente no turismo da cidade. Ao total, 45 empreendedoras foram homenageadas com rosas e um vídeo especial.

Os debates focaram em destacar a importância de se criar atrativos turísticos em propriedades rurais e, assim, fomentar o turismo rural na região. Fernandes deu como exemplos a criação de lago com pedalinho dentro da fazenda, “colha da horta e leve para casa”, vivência no sítio e a abertura para o turismo pedagógico das escolas da região. “O turismo impacta muito no meio ambiente, por isso a gente começou a dar árvores para as pessoas plantarem. Além de poderem criar essa memória juntamente com toda a vivência dentro da fazenda, foi uma maneira de reduzir o impacto ambiental”, comenta.

Fernandes ainda citou a relevância do turismo acessível e como isso impacta nos empreendimentos. “A gente começou a compreender que esse público é muito maior do que se imagina é que precisávamos fazer um turismo para eles também. Foi necessário entender a importância que a acessibilidade tem para todos nós e pensar na autonomia dessas pessoas”, ressalta.

Já Silvia Urias evidenciou Monte Verde como um case de sucesso como potencialidade turística. “Todo o ‘AHPMV’ foi organizado pelos empreendedores turísticos que criaram um conselho especial para a pauta e em conjunto com a prefeitura levaram a diante políticas públicas para fomentar o turismo na região” comenta.

Munhoz
Foto via Divulgação

A Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde foi criada em 2004 e tem como propósito unir os empresários para promover o turismo de diversas formas, além de dar suporte para os estabelecimentos da região. “No início apenas hoteleiros eram atendidos. Hoje, englobamos empresas que negociam bem turísticos. Ao total cerca de 35 hoteleiros e em torno de 50 empresas são associadas hoje” comenta.

Urias ainda ressalta a importância de se investir em ações decisivas para o turismo na cidade como revitalização de estradas e ruas, ações sociais em conjunto com a população e empresas privadas e muito mais. “Nós focamos na divulgação do destino Monte Verde com Press Trips com jornalista, Famtour com agências e agentes de turismo e em feiras de turismo como WTM e ABAV. A gente torce que vocês – Munhoz – consigam ter o destaque no turismo do nosso país”, finaliza.

Sobre Munhoz (MG)

Munhoz
Foto via Divulgação

Com altitude média acima de 1.000 metros, Munhoz oferece um clima ameno e, por vezes, um friozinho agradável. O município tem charme de cidade do interior e dispõe de uma cultura acolhedora. Ainda se destaca pela cozinha tradicional mineira, opções de atividades de aventura, turismo rural e locais históricos que datam o final do século XIX.

Conheça mais sobre Munhoz

www.minasgerais.com.br/pt/destinos/munhoz  

www.facebook.com/munhozturismo

www.munhozturismo.webnode.com

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada por Carolina Berlato

 

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram