Itararé: ecoturismo e aventura entre São Paulo e Paraná

Itararé: ecoturismo e aventura entre São Paulo e Paraná

Localizada a 345 quilômetros da capital paulista, já na divisa com o Paraná, Itararé é reduto de belezas naturais. Sua paisagem composta por cânions, cachoeiras, grutas, cavernas, paredões de rocha, rios e lagos atraem turistas em busca de contato com a natureza e atividades de aventura, como montanhismo, boia cross, trekking e rapel.

Entre os atrativos locais estão: o Parque Ecológico da Barreira, que abriga a Gruta da Santa, um dos principais cartões-postais da região, além de poços e fendas naturais; o Rio Verde, que tem esse nome por conta da coloração de suas pedras; o Rio da Vaca, com águas mornas e convidativas; e as cachoeiras do Corisco e do Lajeado Grande.Itararé

Os rios da cidade, além de oferecerem boa estrutura de camping, tem formações de piscinas naturais em seus lajeados, sendo perfeitos para banhos refrescantes.

Outro destaque natural de Itararé é o espetáculo das andorinhas, que ocorre no fim da tarde no parque ecológico.Itararé

A cidade também é reduto de cicloturistas, pois tem diversas trilhas ideais para passeios de bike, como a Serra da Lumber, com paredões de até cem metros em 1200 metros de altitude.


Iporanga, a cidade das cavernas no interior de SP


Itararé faz parte do roteiro Angra Doce Paulista, que integra ainda as cidades de Piraju, Timburi, Barão de Antonina, Itaporanga, Ipaussu, Chavantes, Ourinhos, Fartura e Canitar. A região se destaca pelos cenários naturais preservados e exuberantes, principalmente em suas águas doces, limpas e cristalinas, em boa parte do curso de seus rios, represas e lagoas.Itararé

Como chegar em Itararé

Saindo de São Paulo, é possível chegar a Itararé via Rodovia Castelo Branco. A cidade fica na região de Avaré, no sudoeste do estado.

Mais informações: itarare.sp.gov.br

Texto e fotos por: Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram