6 cânions para conhecer no Sul do Brasil

6 cânions para conhecer no Sul do Brasil

O Brasil foi agraciado com uma diversidade natural impressionante, de florestas tropicais a montanhas. Em nosso extenso território é possível encontrar até mesmo cânions – aquelas vastas fendas entre paredões rochosos íngremes, formadas há milhões de anos. E é na região Sul que se encontram a maior parte dos cânions brasileiros, principalmente entre as Serras Gaúcha e Catarinense.

Cânions no Rio Grande do Sul

Cânion Itaimbezinho

Foto por Patrícia Chemin

Cambará do Sul é conhecida como a terra dos cânions. Entre os mais famosos está o Itaimbezinho, dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. Esse espetáculo da natureza, que possui quase 6 km de extensão, tem ótima estrutura turística e é possível percorrer boa parte de sua borda em uma trilha fácil.

Cânion Fortaleza

Foto por Patrícia Chemin

O Fortaleza é mais um cânion de Cambará do Sul, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, e um dos maiores da região. São mais de 7 km de extensão e 900 metros de profundidade. Para admirá-lo de um ponto de vista privilegiado, há uma trilha longa com subida.

Cânions em Santa Catarina

Cânion das Laranjeiras

Foto por Patrícia Chemin

A Serra Catarinense também reúne uma boa quantidade de cânions. Dentro do Parque Nacional de São Joaquim fica o Cânion das Laranjeiras, com profundidade de cerca de 500 metros. Para chegar até ele, é necessário percorrer uma trilha plana entre campos e araucárias.

Cânion do Funil

O Cânion do Funil é considerado um dos mais bonitos de Santa Catarina. O panorama é bem diferente, com rochas diferentes entre os paredões do cânion. Com condições climáticas favoráveis, a vista fica ainda mais deslumbrante.

Cânion da Ronda

cânions
Foto por Patrícia Chemin

Esse é um dos cânions com acesso mais fácil, ao lado da famosa estrada da Serra do Rio do Rastro. Se o dia estiver limpo e ensolarado, a vista se estende por muitos quilômetros, sendo possível avistar várias cidades no pé da serra.

Cânions no Paraná

Cânion Guartelá

O Guartelá é nada menos que o cânion mais longo do Brasil e o sexto mais extenso do mundo. Fica perto de Ponta Grossa, em Tibagi, e se espalha por cerca de 30 km. Fica dentro do Parque Estadual do Guartelá e é acessado por trilha.

Mais informações em: icmbio.gov.br/portal/visitacao1/visite-os-parques

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram