Bahia: 5 destinos para descobrir e se apaixonar

Bahia: 5 destinos para descobrir e se apaixonar

Berço do Brasil, a Bahia é conhecida com a nossa terra-mãe. O estado conta um importante legado histórico cultural que pode ser descoberto através de suas 13 zonas turísticas.

Aprofunde-se nos conhecimentos sobre o descobrimento da nação, apaixone-se pelos poemas de Jorge Amado, encante-se com as baleias jubartes e descubra as inúmeras belezas que esse destino tem a oferecer.

Ilhéus

Bahia Ilhéus
Imagem via Márcio Filho – MTUR

Conhecida como a terra de Jorge Amado e do cacau, Ilhéus é um dos destinos mais exóticos no sul baiano. A cidade possui o litoral mais extenso do estado e conta com belíssimas praias que são capazes de agradar a todos os gostos. Ao sul é possível encontrar as praias mais badaladas durante a alta temporada. A maioria oferece ótima infraestrutura para receber os turistas.

Ao norte estão as praias menos movimentadas, que são ideais para quem busca mais privacidade ou até mesmo uma natureza intocada. Já na região urbana, a costa se integra com as belezas históricas da cidade. Aproveite o passeio pelo centrinho para conhecer pontos importantes como a Casa da Cultura Jorge Amado, o Bar Vesúvio e o Bataclan.

Itacaré

Bahia Itacaré
Imagem via Márcio Filho – MTUR

Ainda pelos municípios da Costa do Cacau, Itacaré é um paraíso para os amantes do surfe. Pela região é fácil encontrar diversas praias quase desconhecidas pelos turistas, o que faz da região ser um escape natural. O destaque fica por conta das praias de Itacarezinho, Resende, Pontal, Havaizinho e Tiririca.

A cidade também conta com vestígios da época colonial: construções históricas, casinhas coloridas e ruelas de pedra. A dica é aproveitar todos os atrativos culturais e naturais pelo dia, e curtir o agito noturno nos bares que se concentram ao longo dos calçadões de Pituba, Passarela da Vila e Orla.

Porto Seguro

Bahia Porto Seguro
Imagem via Marcio Filho/MTur

Sem dúvida, Porto Seguro é um dos destinos mais famosos da Bahia. Por ter sido porta de entrada para a esquadria de Pedro Alvares Cabral, em 1500, a cidade ficou marcada como a “Costa do Descobrimento”. Hoje, é um importante local histórico que guarda muita história e marcos sobre a chegada dos portugueses.

Porto Seguro: um paraíso repleto de histórias

Para quem deseja fazer uma verdadeira imersão histórica e cultural, a nossa dica é a experiência na Reserva Pataxó da Jaqueira. Situada a poucos quilômetros do centro da cidade, a comunidade nativa possui cerca de trinta famílias que abrem suas portas para receber visitantes e mostrar um pouco de seu cotidiano. O passeio inclui degustação de comidas típicas, caminhadas guiadas dentro da mata fechada e a vivencia de um dia na aldeia.

Prado

Bahia Prado
Imagem via Marcio Filho/MTur

Com cenários de tirar o fôlego, Prado, no extremo sul da Bahia, é um verdadeiro destino paradisíaco. As praias se destacam pelo tom de azul cristal, areia branquinha e, claro, sol o tempo todo.

Entretanto, a sua verdadeira fama vem de um acontecimento muito especial que anualmente atrai turistas do país todo para apreciar bem de pertinho. O Avistamento das Baleias Jubartes ocorre entre julho e novembro, quando os animais se deslocam da Antártida para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes em águas quentinhas.

O passeio sai de Prado, passa pelo rio Jucuruçu, onde há um lindo manguezal, e segue até o Recife de Guaratiba. Ali, além de corais coloridos e peixinhos de diversas espécies, é possível observar de pertinho as baleias que fazem piruetas e dançam nas águas.

Salvador

Bahia
Imagem via Márcio Filho – MTUR

Apelidada carinhosamente de “Terra de Todos os Santos”, a capital da Bahia preservou suas raízes e, ainda assim, é capaz de surpreender com a quantidade de conjuntos arquitetônicos remanescentes da cultura portuguesa.

O Pelourinho, coração histórico da cidade, é o por onde se deve começar qualquer passeio. Pelas ruelas de paralelepípedo é possível encontrar prédios coloridos, bares, grandes praças onde músicos e capoeiristas oferecem um verdadeiro show cultural, loja de souvenires afro-baianos e igrejinhas barrocas.

Salvador é a cidade mais negra do mundo fora da África, e cerca de 80% da população é afrodescendente. Por ser o berço da civilização colonizada, a região é um ótimo lugar para entender as raízes étnicas e culturais do país, além de poder se aprofundar na história por meio de outros olhares.

Mais Informações sobre a Bahia e seus destinos

www.bahia.com.br

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via Márcio Filho – MTUR

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram