12 lugares para visitar no centro de São Paulo

12 lugares para visitar no centro de São Paulo

Marcos históricos, construções de diversas épocas e passeios culturais estão entre os grandes atrativos do centro de São Paulo. Para quem viaja à maior metrópole do nosso país, é praticamente obrigatório conhecer a região central, onde estão vários dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Confira o que não pode faltar no seu roteiro pelo centro de São Paulo:

Pateo do Collegio

Foto por criativopippa por Pixabay

Este é nada menos que o local onde a cidade de São Paulo foi fundada, em 1554. Das construções originais erguidas pelos jesuítas, restou apenas uma parede de taipa. Hoje, o local abriga o Museu Anchieta, que fala um pouco sobre a história da cidade, e a Igreja São José de Anchieta.

Mais informações em: pateodocollegio.com.br

Catedral da Sé

Foto por Rogério Cassimiro / MTUR

A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, no dia em que São Paulo completava 400 anos. Está no mesmo lugar da antiga Catedral de São Paulo, que era do século XVIII. Além de conhecer a bela catedral por dentro, também é possível visitar a cripta, que fica sete metros abaixo. Logo em frente, na Praça da Sé, está o Marco Zero da cidade.

Mais informações em: catedraldase.org.br

Edifício Martinelli

Foto por Patrícia Chemin

Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli foi inaugurado em 1929 e projetado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, cuja própria residência foi construída no topo do prédio. O mirante na cobertura é aberto a visitas, que são gratuitas e devem ser agendadas previamente pela internet.

Farol Santander

Foto por Patrícia Chemin

O histórico Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa, foi reaberto como Farol Santander, que abriga exposições, um café e um mirante no 26º andar, entre outros espaços. Com uma arquitetura inspirada no Empire State Building de Nova York, é o prédio mais emblemático de São Paulo.

Mais informações em: farolsantander.com.br

Centro Cultural Banco do Brasil

Além de estar instalado em um dos prédios mais bonitos do centro, o CCCBB oferece uma ótima agenda cultural, com peças de teatro, cinema, música e exposições temporárias.

Mais informações em: bb.com.br

Mosteiro de São Bento

Há um mosteiro em pleno centro da cidade. O Mosteiro de São Bento tem 400 anos de história, mas as construções atuais, que incluem a igreja, são do começo do século passado. No mesmo local, há a Padaria do Mosteiro, que vende pães, bolos, geleias e biscoitos feitos com receitas seculares.

Mais informações em: mosteiro.org.br

Theatro Municipal

Foto por skeeze por Pixabay

Projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo e inspirado nas luxuosas óperas europeias, o Theatro Municipal foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. Além de uma ótima programação de peças e música clássica, o local promove visitas guiadas gratuitas.

Mais informações em: theatromunicipal.org.br

Galeria do Rock

Ícone da cultura underground paulistana, a Galeria do Rock reúne várias tribos, do rock ao hip hop, de grafiteiros a tatuadores e skatistas. A Galeria do Rock é um ambiente democrático, cheio de lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas.

Mais informações em: galeriadorock.com.br

Copan

centro de são paulo
Foto por Patrícia Chemin

Com sua emblemática arquitetura em formato de “s”, o Copan foi projetado por Oscar Niemeyer e tem 38 andares, mais de mil apartamentos e mais de cinco mil moradores. No térreo, há lojas, cafés e restaurantes. A cobertura é aberta a visitas gratuitas e dá acesso a uma das melhores vistas de São Paulo.

Mercado Municipal

Foto por Rogério Cassimiro / MTUR

Na região da Rua 25 de Março, o Mercadão tem uma bela arquitetura em art déco e abriga vários estandes que vendem frutas, queijos, temperos, carnes e muito mais. Restaurantes e lanchonetes servem vários quitutes deliciosos, como o pastel de bacalhau e o tradicional sanduíche de mortadela.

Mais informações em: oportaldomercadao.com.br

Pinacoteca

Foto por Rogério Cassimiro / MTUR

Ao lado da estação da Luz, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo de São Paulo, fundado em 1905. Seu acervo conta com 11 mil peças de arte brasileira, e acontecem também exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

Mais informações em: pinacoteca.org.br

Liberdade

Foto por Rogério Cassimiro / MTUR

Bairro japonês de São Paulo, é o melhor lugar da cidade para provar a culinária oriental, seja em um dos vários restaurantes por lá ou na Feira da Liberdade. Já as lojas são repletas de produtos típicos orientais, de comidinhas a utensílios de cozinha e cosméticos. As ruas da Liberdade são todas enfeitadas com lanternas vermelhas e toris japoneses.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram