5 motivos para conhecer Santa Teresa, no Espírito Santo

5 motivos para conhecer Santa Teresa, no Espírito Santo

Situada a cerca de 80 quilômetros de Vitória, a capital do Espírito Santo, Santa Teresa é um destino que integra a região das Serras Capixabas. Com charme e belezas naturais de sobra, a cidadezinha de 25 mil habitantes tem forte influência italiana, resultado de ser a primeira colônia deste povo no Brasil, e preserva essa cultura tanto na arquitetura, quanto nas festas e gastronomia.

Refúgio constante dos moradores de Vitória, a cidade ainda é pouco conhecida dos turistas do restante do país. Por isso, listamos abaixo cinco motivos para você visitá-la. Aproveite:

Rampa de voo livre

Santa Teresa Espirito Santo
Foto por Eliria Buso

A 915 metros de altitude, a Rampa de Voo Livre do Caravaggio é um dos pontos mais famosos de Santa Teresa. Além de oferecer uma das melhores vistas da região – com direito a um espetacular pôr do sol -, o local oferece estrutura para a prática de parapente. Os mais aventureiros vão elevar a adrenalina saltando de lá em direção às montanhas e vales cheios de verde.

Vinícolas

Santa Teresa Espirito Santo
Foto por Eliria Buso

Graças ao clima da cidade, que se mantém mais ameno por conta da proximidade com a serra, o enoturismo é um atrativo de destaque para os visitantes. O destino reúne cerca de 10 vinícolas que produzem a bebida, além de produtos como geleias e espumantes.

As principais, como a Mattielo, a Tabocas e a Casa do Espumante oferecem visita com direito à degustação.

Centro histórico e espaços culturais

Santa Teresa Espirito Santo
Foto por Eliria Buso

No centrinho de Santa Teresa, prevalecem as construções que datam da chegada dos imigrantes, com suas grandes portas e janelas características.

Para observar esse patrimônio arquitetônico, e ainda conferir algumas opções culturais da cidade, vale a pena visitar o Museu da Cultura e Imigração Italiana e a Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, que ainda abriga uma feirinha de produtos locais e artesanato.

Festas

Santa Teresa Espirito Santo
Foto por Sagrilo/SETUR ES

As festas e festivais culturais são presentes em boa parte do calendário de Santa Teresa. Entre os destaques estão: a Festa do Imigrante, que resgata a cultura italiana e ocorre anualmente em junho; o Santa Teresa Jazz & Bossa, que já chega a sua 9ª edição; e o Santa Teresa Gourmet, reunindo gastronomia, dança e artesanato.


Montanhas Capixabas têm atrativos para curtir o Carnaval longe do agito


Gastronomia

Santa Teresa Espirito Santo
Foto por Eliria Buso

Como não podia deixar de ser, a influência italiana está muito presente à mesa do lugar, desde o café às massas artesanais. Os principais restaurantes da cidade se concentram na Rua do Lazer, no centrinho, e oferecem desde pratos que combinam tradição italiana com contemporaneidade, até carnes de cordeiro, costela e uma verdadeira experiencia árabe – com direito a apresentação de dança do ventre.

Depois de se deliciar em restaurantes como Café Haus, Giardino e Cantina Romanha, é hora de fazer uma parada para um café da tarde no Claid’s. O local oferece petit fours, bolos e pães com mais de 25 anos de tradição.

Como chegar a Santa Teresa e onde ficar

Graças à sua proximidade com Vitória, Santa Teresa tem fácil acesso de carro. Depois de descer no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, basta alugar um carro ou ir de ônibus até a cidade, em um percurso de cerca de 1h30.

Vitória é um destino que oferece promoções de passagens aéreas em diversos períodos do ano, sendo considerado alternativa para viagens curtas saindo de São Paulo.

Para hospedagem, a cidade oferece diversas opções de pousadas, algumas rústicas e rurais, onde é possível relaxar entre um passeio e outro. Um exemplo é a Pousada Sítio Canaã, integrante do Circuito Caravaggio, que oferece contato com a natureza, com direito a trilhas e lago.

Texto por: Eliria Buso

Foto destacada por Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram