Cidade no interior paulista combina entretenimento e oferta hoteleira

Cidade no interior paulista combina entretenimento e oferta hoteleira

O interior paulista é uma joia turística com destinos de estilos variados ideais para escapar por alguns dias do agito da capital do estado. Entre as opções está Taubaté, cidade a 130 km de São Paulo e que reúne programação diversa perto da natureza e com estrutura hoteleira impecável.

Para começar, a primeira parada é no Museu Mazzaropi. Afinal, foi na cidade que o humorista e diretor Amácio Mazzaropi viveu por décadas e construiu seus estúdios nos anos 1970, de onde saíram clássicos do cinema nacional, como o “Jeca Tatu”. O museu abriga mais de 20 mil itens desta história que é contada de forma interativa.

Foto por Divulgação

Outro importante nome da cultura nacional também viveu em Taubaté. Monteiro Lobato nasceu ali, em um casarão colonial do século 19 que pertencia ao seu avó. O local é hoje o Sítio do Picapau Amarelo e transforma em realidade todo o universo encantado criado pelo escritor e que inspirou suas histórias. O sítio onde fica o museu tem uma biblioteca infantil e área verde com árvores centenárias e diversas referências a Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta e outros personagens.

Uma réplica da casa de Lobato também ganhou espaço no Parque Municipal do Vale do Itaim, outra parada obrigatória na cidade. A área de 1,7 milhão m² tem ainda um centro de equoterapia, áreas de mata nativa, sala para atividades ecológicas e ginásio para esportes radicais. Às famílias fãs de ciência, uma atividade que vai agradar a todos é o Museu de História Natural de Taubaté. O acervo tem uma rica coleção de esqueletos e fica na casa onde viveu o pesquisador Herculano Alvarenga. Ele descobriu e recriou o fóssil da Paraphysornis brasiliensis, uma ave que viveu na região do Vale do Paraíba há cerca de 23 milhões de anos.

Foto por Divulgação

Após curtir o dia pela cidade, o descanso está garantido nos hotéis e restaurantes locais. Para quem prefere ficar perto da natureza, a sugestão é o Hotel Fazenda Mazzaropi. O mais premiado de sua categoria no Brasil, o hotel tem infraestrutura com passeios a cavalo, carro de boi, pedalinho, além de lago para pesca, minigolfe, brinquedoteca e sala de massagem. A animação fica por conta da equipe de recreação que trabalha para organizar diversas atividades, como festas caipiras, caça ao tesouro e circuitos de arvorismo.

Aos viajantes que buscam ambiente mais moderno, a melhor opção é o Ibis Styles Taubaté. O hotel tem design contemporâneo, apartamentos ecológicos com decoração inspirada em música, além de centro de convenções. O espaço abriga ainda o restaurante My Way, que serve o melhor da culinária regional no almoço e jantar também em menus infantil e vegetariano, e o American Bar, perfeito para uma refeição rápida e drinques para relaxar com a vista privilegiada do terraço.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram