Descubra Ilhabela: águas cristalinas e muita identidade

Descubra Ilhabela: águas cristalinas e muita identidade

No Litoral Norte de São Paulo, há um paraíso para todos os gostos, não é por acaso que Ilhabela recebe esse nome. As belezas da ilha são tantas que podem ser exploradas do jeito que você quiser. É um destino que abraça todo tipo de pessoas. Para quem adora trilhas ecológicas, tem mais de oito opções, que abarca todo tipo de níveis, alturas e atrativos – desde a Trilha da Cachoeira Pancada d’Água de uns 720 m ida e volta e baixa dificuldade, a Trilha do Bonete, de 10h de caminhada e um nível difícil.

Para os que querem descobrir o que há embaixo d’água, são várias empresas que oferecem mergulho com cilindro ou passeios de barco que incluem as mascaras para fazer snorkel. Tem praias para surfar, outras mais calmas ideais para stand up paddle ou para desfrutar com crianças, trechos para fazer em canoa, comunidades caiçaras, ciclovias, piscinas naturais e muita história por trás das casas e igrejas de estilo colonial.

Explore a ilha por via terrestre ou marítima

Para quem pensa em realizar alguma atividade cercada de natureza e com a tranquilidade de receber um atendimento de qualidade e seguro, uma boa dica é a Maremar Turismo. Possui vários tipos de passeios, realizados com escunas, Land Rover e Flexboat com capacidade para 42 pessoas.Ilhabela

Um dos mais procurados é o Passeio Mar e Terra, que vai até a Praia de Castelhanos, no leste da ilha. Com saída desde o Pier do Perequê, faz duas paradas de uns trinta minutos na Praia da Fome e na do Eustáquio. Ao longo do percurso, os comandantes oferecem explicações sobre os locais por onde o Flexboat está passando, dando informações detalhadas sobre o centro histórico, curiosidades sobre a Praia do Sino, a Fazenda Ponta das Canas, entre outros atrativos turísticos.


Já em Castelhanos, o local conta com uma excelente estrutura de bares e restaurantes. Uma particularidade dessa praia é que, se o mar está agitado de um lado, no outro você encontrará a maré calma. Aqui você encontra desde redes para descansar ou ler um livro até um parquinho com brinquedos para as crianças se divertirem na sombra.

É possível que algum borrachudo queira te picar, mas sinta-se afortunado, pois esse tipo de insetos só se encontram em águas limpas e correntes, então, não há dúvida que você está em lugar particularmente vivo.

Ha uma opção para quem quiser voltar por mar, mas é muito recomendável fazer a volta pela via terrestre, pois você terá a oportunidade de se admirar com a Mata Atlântica e, além do mais, os condutores tem um conhecimento profundo da região e são muito divertidos. São aproximadamente 15 km por meio da exuberante flora do Parque Estadual de Ilhabela, um caminho que só é accessível para veículos de tração 4×4.

Mais informações: www.maremar.tur.br

Eventos e festivais o ano inteiro

Logo nos dias 7 e 9 de fevereiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, se inaugurou o primeiro evento gastronômico do ano. Aconteceu na região Norte da ilha no Centro Cultural Salga, com a participação dos comerciantes e diversos restaurantes que realizaram delicias feitas à base de lula. Foi um final de semana repleto de apresentações musicais, Djs, e reconhecidos cantores.

Foi nesse evento que tivemos o prazer de conhecer emocionantes histórias como a do Bloco Carnavelesco União da Ilha da Princesa. Conformado por dois bairros que foram inimigos durante muito tempo, Praia do Pinto e Armação, se uniram para crescer como comunidade e com um único propósito. Trabalham o ano inteiro realizando trabalhos sociais com o propósito de fortalecer às famílias da ilha e, a cada ano, trazem uma mensagem por meio das fantasias que vestem.

Esse ano, o protagonista é o mar e suas riquezas, pois como eles, muitas pessoas dependem dos recursos que as águas proporcionam. É por isso, também, que pretendem alertar da necessidade de proteger, reciclar e não poluir as belas águas. No domingo, 23, entre às 23h30 e meia noite, o bloco desfilará na vila do centro, para nos emocionar em todos os sentidos.

Em Ilhabela se escondem vidas como a da Dona Margarida, uma mulher que trabalhou mais de 40 anos na Salga, local que atualmente serve como centro cultural e traz livros, oficinas e recentemente esse sensacional evento. É na praia do Pinto que, com muito amor, faz deliciosos pratos com frutos do mar na barraquinha do Mitico e Perequê. Cozinha com prazer o dia inteiro, e, embora com 80 anos de idade, diz que, para ela, trabalhar é um prazer. Experimente a lula à vinagrete, simplesmente deliciosa!

Onde se hospedar

Uma boa opção para de hospedagem é o Hotel Praia do Portinho, que se localiza na praia do Portinho, no Sul de Ilhabela. O local possui uma piscina exterior aquecida com jacuzzi com hidromassagem que, à noite, recebe uma iluminação especial, fazendo o lugar ainda mais belo do que já é.  Os aconchegantes quartos tem deck privativo e varanda, com todo o que é necessário para o seu conforto: ventilador de teto, ar-condicionado, TV LCD, frigobar e Wi-Fi.
Ilhabela

Acordar num paraíso como Ilhabela fica ainda melhor com o café da manhã que o hotel prepara. Produtos fresquinhos e de qualidade, tudo feito no próprio local: pães, bolos, frutas frescas, refrescantes sucos, e para completar, ovo ou tapioca ao seu gosto.

Mais informações: www.hotelpraiadoportinho.com.br

Texto e fotos por Natalia Bastos.

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram