Fazenda Alliança: resgate histórico por meio de projetos sustentáveis

Fazenda Alliança: resgate histórico por meio de projetos sustentáveis

Construída pela família Faro, na metade do século XIX, a Fazenda Alliança foi uma das precursoras na produção de café no estado do Rio de Janeiro. Esse período foi um dos mais importantes para a economia brasileira, já que favoreceu a construção de rodovias, casas e rendeu a liderança na produtividade e exportação do café. Cerca de 70% do grão consumido mundialmente saía diretamente do Brasil.

Considerada um clássico da arquitetura do Brasil Império, apesar de não ser a sede residencial, foi o sítio mais importante e produtivo e, desde aquele período, já demonstrava uma preocupação com a sustentabilidade, fato que proporcionou ao Barão do Rio Bonito o título informal de “rei do café”.

Fazenda Alliança
Foto por Carolina Berlato

Durante 200 anos, a propriedade passou pelas mãos de diferentes proprietários.  Em 2007, Maria Josefina Durini, adquiriu a fazenda e a transformou em um dos locais mais importantes do Vale do Café, tanto pela história quanto pelos projetos de sustentabilidade que incluem o envolvimento com as pessoas da comunidade local para prestação de serviços.

Foto por Carolina Berlato

Josefina é arquiteta e foi responsável por todos os processos de restauro da fazenda – que reutilizou diversos materiais já existentes na casa – e pelo projeto de sustentabilidade da construção, que envolveu materiais recicláveis, telha Tretapack e bambu proveniente da propriedade. Toda a sede ficou pronta em quatro anos e foi concebida com mão de obra local.

Atualmente, a Alliança possui aproximadamente 43% de área preservada da Mata Atlântica, e ainda conta com o único sistema de produção orgânica de leite de búfala, pomar com árvores exóticas e horta, além, é claro, da produção de café orgânico.

Fazenda Alliança: turismo de experiência e visitas imersivas

A fazenda também tem como foco o turismo de experiência, onde os visitantes e hóspedes podem conhecer toda sua área externa e interna da propriedade. No roteiro está incluso um tour pelo circuito do café que gira entorno da casa, tulha, horta e pomar histórico, açude dos animais, aprisco das ovelhas, e, ao final da visita, todos podem tomar um cafezinho torrado na hora e degustar linguiça e queijo minas de búfala.

Fazenda Alliança
Foto por Carolina Berlato

A tulha, usada como um dos principais espaços para eventos temáticos, também abriga um pequeno museu, com alguns maquinários antigos, fotos e reportagens sobre a fazenda.

Há também uma visita especial que leva o turista através de um passeio temático interativo, onde pode experimentar uma releitura do banquete servido a Dom Pedro II em 1888.

Além dos roteiros ecológicos, plantão histórico e visitas guiadas, a Alliança oferece cursos temáticos, imersões para grupos corporativos, finais de semana detox, eventos, festas, casamentos e vivências pedagógicas para o público infanto-juvenil.

Fazenda Alliança
Foto por Carolina Berlato

Quem desejar levar um pouquinho da fazenda para casa pode montar uma cesta de orgânicos e participar do projeto “Colha na horta e pague”.

Para aqueles que desejam estender os dias de visita, a fazenda disponibiliza seus quartos para hospedagem. O interior de cada espaço foi decorado de maneira diferente, apesar de manterem o aspecto histórico, como os objetos e a roupa de cama. Tudo foi projetado por Josefina, que redecorou os espaços com parte de seu acervo familiar e outros que foram garimpados em suas viagens ao redor do mundo.

Fazenda Alliança
Foto por Carolina Berlato

Outro diferencial é a produtividade da fazenda, que é a única com leite orgânico de búfala do estado do Rio de Janeiro, além de oferecer uma gastronomia com quase 100% de produtos da própria horta. Tudo o que vem de fora do sítio, provem de parceiros da região.

A Fazenda Alliança tem como missão despertar a conscientização do patrimônio histórico e natural, preservação do solo, minas de água, floresta, fauna e flora, além de tentar se tornar um modelo de sustentabilidade para que as outras fazendas da região possam fazer o mesmo.

Mais Informações: http://fazendaallianca.com.br  | https://www.portalvaledocafe.com.br

Outros textos como este podem ser encontrados aqui: https://ikiviagem.com/

Texto e Imagens por Carolina Berlato

 

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram