O que fazer em Medellín: 5 atrações imperdíveis na Cidade das Flores

O que fazer em Medellín: 5 atrações imperdíveis na Cidade das Flores

Com o ano de 2020 começando com uma alta histórica do dólar, o viajante brasileiro deve buscar destinos alternativos para explorar durante os muitos feriados e recessos que vêm pela frente. Medellín, a capital da Antioquia, na Colômbia, surge como um dos lugares mais atraentes do país, assim como Cartagena e Bogotá.

De passado conturbado, a cidade é exemplo de reurbanização e planejamento e, hoje, abriga diversos atrativos culturais, históricos e até naturais. Confira na seleção abaixo:

Parque ArviParque Arvi Medellín

A reserva natural situada a 2200 metros acima do nível do mar oferece uma boa experiência de ecoturismo, conservando riquezas ambientais, culturais e arqueológicas da região.

Apesar de ter acesso por terra, o mais interessante é visitar o parque por meio do teleférico da cidade, o Metrocable. No caminho, já é possível observar a mata se integrando à paisagem urbana da capital antioquenha.Parque Arvi Medellín

No parque ainda é possível fazer trilhas, caminhadas e passeios de bike para explorar a natureza dos arredores, além de conferir uma feirinha de produtos orgânicos e típicos como arepas e fiambres.

Praça BoteroPalacio da Cultura Medellín

A praça central da cidade tem esse nome em homenagem a um dos artistas mais renomados do país: Fernando Botero, nascido em Medellín. O pintor e escultor é famoso mundialmente por suas obras com formas repletas de curvas e volume.

No espaço, de 7500 metros quadrados, estão expostas 23 obras suas como “A mão”, Homem e Cavalo” e “Eva”.

Além disso, é na praça que fica o Museu de Antioquia, onde é possível observar ao menos três salas dedicadas a Botero. Suas obras mais reconhecidas estão ali, como “O Gato” e “Pablo Escobar muerto”, que retrata a morte do narcotraficante famoso.Museu de Antioquia Medellín

Completa o cenário da praça o Palacio da Cultura Rafael Uribe. Construído em 1925, o edifício imponente chama a atenção com seu estilo gótico flamenco. Ali estão guardados, entre galerias de arte e outros artigos, os acervos histórico e fotográfico da cidade.


Medellín: a capital mundial da arquitetura e da solidariedade


Comuna 13Comuna 13 Medellín

Essa região da cidade, que já foi marcada pela violência e pobreza resultantes do narcotráfico, foi reurbanizada e pacificada pelo programa federal Orión, no começo dos anos 2010 e, desde então, tornou-se uma atração turística.

A comunidade atrai os visitantes por dois motivos principais: as escaleras eletricas e sua galeria de arte urbana a céu aberto. A primeira é, na verdade, um conjunto de seis escadas rolantes que auxiliam moradores e turistas a subirem por 384 metros até o topo do morro. Já a segunda é formada por diversos graffitis que estão espalhados pelos muros e casas da Comuna 13, colorindo e contando a história local de forma artística.Comuna 13 escaleras eletricas Medellín

Os guias locais fazem tours específicos apresentando a história da comunidade e mostram como a arte foi um dos modos de superação para os moradores.

Estando nesta região, vale a pena experimentar as típicas paletas de manga verde. As delícias são oferecidas em copos com suco de limão e sal para regarem o sorvete.

Museu de Arte ModernaMuseu de Arte Moderna Medellín

O museu, fundado em 1978, teve grande importância no movimento artístico de Medellín, já que foi construído por um grupo de 20 artistas em pleno auge do narcotráfico.

Em seu acervo atual, conta com obras de Beatriz Gonzáles, Manuel Hernández e Enrique Grau, assim como mais de 230 obras de Débora Arango, artista expoente da arte colombiana em meados do século 20.

Parque ExploraParque Explora

O parque de ciência e tecnologia de Medellín oferece cultura livre e aprendizado de forma livre para as crianças. Suas exposições interativas e atividades experimentais testam os conhecimentos dos visitantes em física, química e biologia.

Além disso, o local conta com aquário, planetário e Parque dos Dinossauros com 36 réplicas animadas dos gigantes lendários.

Mais informações: colombia.travel

Texto e fotos por: Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram