Conheça os projetos sociais desenvolvidos pelo Txai Itacaré, na Bahia

Conheça os projetos sociais desenvolvidos pelo Txai Itacaré, na Bahia

Na Costa do Cacau, marcado pelo clima tropical do nordeste brasileiro, está localizado o Txai Resorts.O empreendimento fica em uma área de proteção ambiental levando em conta o turismo sustentável, já que a integração da comunidade local, os hóspedes e a conservação do meio ambiente são um dos pilares do resort. O Txai Resorts atua nas áreas de conservação, desenvolvimento da comunidade e preservação da fauna e flora brasileira.

Dentro desses pilares, o Txai Resorts desenvolveu o Instituto Companheiros do Txai que, nos últimos anos, realiza um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a importância de conservar a biodiversidade, bem como tratar de assuntos que envolvam a reciclagem, a compostagem, o tratamento de água e esgoto e a preservação da diversidade biológica presente por ali.

Uma das iniciativas faz um trabalho constante nas escolas públicas e núcleos educacionais da região ao ministrar aulas e palestras sobre as boas práticas socioambientais. O objetivo é criar um futuro mais consciente ao educar as gerações mais novas.

Fora a parte de educação ambiental, o resort faz mais pela comunidade. É apoiador do movimento Companheiros do Txai que há aproximadamente 16 anos beneficia os pequenos agricultores da região através da Compensação por Serviços Ambientais (CSA) por recuperação da vegetação nativa e da capacitação para adoção de práticas agrícolas sustentáveis, já que a maioria dos moradores vivem da colheita. O projeto já beneficiou mais de 150 famílias.

As famílias da comunidade produzem frutas e hortaliças orgânicas que posteriormente abastecem os dois restaurantes do resort. O restante da produção é conduzido para a comercialização da feira orgânica que acontece em Itacaré. Há também uma ação criada para sensibilizar o turista quanto à sua importância em benefício da região, que nada mais é do que uma visita e troca de informações com os participantes do Projeto Companheiros do Txai levando em consideração a premissa de que o turismo transforma lugares e também a vida de quem vive no entorno.

Outro projeto, e um dos mais importantes, é o Txaitaruga, criado em 2004 e que desde então cuida da reprodução das tartarugas marinhas ao proteger os filhotes no período de desova que acontece todo ano entre os meses de setembro e março. A ação já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote.

Sobre o Txai Resorts

Com um conceito exclusivo de bem receber, os projetos Txai têm em comum a localização privilegiada em meio à natureza exuberante do litoral brasileiro e um serviço que favorece o bem estar, o bem viver e a sustentabilidade, que inclui cuidados com o meio ambiente, a baixa densidade de ocupação, a interação total com a comunidade e a valorização da cultura local.

Inaugurado há duas décadas, o Txai Itacaré é considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, e tem como missão oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade como itens essenciais para garantir a qualidade de vida em um perfeito equilíbrio. Para isso, oferece, em meio a uma paisagem privilegiada, uma estrutura com um dos melhores spas do Brasil, o Shamash Healing Space, e uma gastronomia que mescla ingredientes regionais e técnicas internacionais.  Localizado na região sul da Bahia, está inserido em uma preservada Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia.

Mais Informações: www.txairesorts.com

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada por Carol da Riva / Divulgação Txai Resorts

Outras matérias como essa podem ser encontradas neste link: ikiviagem.com

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram