Porto Seguro: um paraíso repleto de histórias

Porto Seguro: um paraíso repleto de histórias

Porto Seguro, no Sul da Bahia, é um dos destinos mais badalados e bonitos de todo o Nordeste. A cidade oferece uma diversidade de destinos para todos os perfis de viajantes e inúmeras opções para curtir agito e sossego.

Caso esteja programando uma viagem para Porto Seguro, separamos alguns lugares que vão despertar ainda mais sua vontade de conhecer a região e não podem ficar de fora do seu roteiro.

Porta de entrada da esquadria de Cabral em 1500, Porto Seguro foi apelidada de Costa do Descobrimento, um dos locais que mais contém história e marcos sobre a chegada dos portugueses em terras pindoramas. Por ali estão casarios coloniais, igrejas e centros culturais, como o Memorial da Epopeia do Descobrimento. A propriedade particular na Orla do Cruzeiro funciona como um museu com objetos e réplicas de utensílios antigos da época das grandes navegações.

Porto Seguro
Imagem via Marcio Filho/MTur

Perto dali, está o Marco Zero, que data 1503, ano da descoberta da cidade. Outro local imperdível é o Museu Porto Seguro, dono de um impressionante acervo sobre a vida, origem e identidade dos nativos da região.

Caso desejar fazer uma imersão cultural, um dos locais mais indicados é a Reserva Pataxó da Jaqueira. Localizada a cerca de 12 quilômetros do centro de Porto Seguro, a comunidade possui mais de trinta famílias que diariamente abrem suas portas para receber visitantes e apresentar um pouco da sua cultura.

Porto Seguro
Imagem via Marcio Filho/MTur

O passeio inclui degustação de comidas típicas, como o assado na folha de patioba, caminhada guiada pela mata fechada, onde é possível ver de perto as armadilhas de caça e a fauna e flora da região. A experiência proporciona a chance de conhecer as técnicas de medicinas utilizadas na tribo e vivenciar um dia na aldeia, podendo tomar banho no rio, fazer pinturas tradicionais, praticar arco e flecha, fumar cachimbo e até mesmo passar a noite por ali.

As belíssimas praias

Um dos símbolos da cidade é Taperapuan, a praia mais famosa de Porto Seguro. O local oferece infraestrutura para os visitantes, como barracas, restaurantes e complexos de lazer, como o Tôa Tôa, Barramares e Axé Moi, tendas mais movimentadas, com shows, opções gastronômicas e festas noturnas.

O luau, um dos eventos mais badalados da região, acontece tradicionalmente às terças-feiras.

Imagem via Marcio Filho/MTur

Mundaí é uma das praias mais paradisíacas da região, com seu mar azul cristalino e coqueiros que fornecem sombra. Ideal para quem viaja com crianças pequenas, pois oferece águas mais tranquilas e espaço para camping, bem como diversas opções de barracas de comida.

Já Barramares é um dos destinos mais românticos. O destaque é o luau que acontece toda quarta-feira, ideal para curtir a dois em meio à natureza. O evento começa às 22h e vai até 04h. O local dispõe de mesas cobertas, cadeiras, restaurantes e dois palcos de show.

Imagem via Marcio Filho/MTur

Situada na Orla Norte, Ponta Grande possui um dos cenários mais instagramáveis. As águas azuis são quase cristalinas e a praia é rodeada de coqueiros. Aproveite para tirar diversas fotos e postar bastante.

Para quem desejar estender o passeio pela cidade, é possível conhecer outros municípios que estão bem pertinho, como Trancoso e Arraial d’Ajuda. Entre as principais praias estão a dos Nativos, Coqueiros e Espelho.

Melhor época para conhecer Porto Seguro

Assim como a maior parte do Nordeste, é possível visitar Porto Seguro de janeiro a janeiro, pois o clima agradável e quente permanece por ali o ano inteiro. A alta temporada acontece entre dezembro e março. Nos feriados, a cidade também fica cheia de turistas.

Imagem via Marcio Filho/MTur

Um dos melhores períodos para visitar a cidade é durante o Carnaval. O centrinho fica lotado de foliões, blocos de rua e trios-elétricos. Um dos diferenciais de Porto Seguro é que a festa, conhecida como Carnaporto, se estende até depois da quarta-feira de cinzas.

Outras matérias sobre Porto Seguro podem ser encontradas aqui: ikiviagem.com/index.php/

Mais Informações: portosegurotur.com

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada por Marcio Filho/MTur

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram