Museu da Energia tem atividades gratuitas nas férias

Museu da Energia tem atividades gratuitas nas férias

Como forma de oferecer atividades diversificadas ao público infantil em férias, o Museu da Energia preparou para janeiro uma programação completa. As atividades especiais acontecem de terça a sábado nas unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis. Durante o período de férias, todas as atrações da Rede Museu da Energia, serão gratuitas.

Confira os destaques:

•Experimentoteca – Sábados (11, 18 e 25/01) às 11h

Esse é daqueles passeios que a criança aprende enquanto se diverte! O público infantil terá a oportunidade de interagir com experimentos do Museu, como hologramas, carro solar, cadeira giratória, roda de bike, ímãs flutuantes, disco de Newton, entre outros objetos.

Foto por Caio Mattos

O objetivo da ação é possibilitar a observação e o estudo dos conceitos de ciência e física e das diferentes fontes e processos de geração de energia, de maneira lúdica. Todos os experimentos são acompanhados por monitores.

•Bolha de Sabão Gigante – Sábados (11, 18 e 25/01) das 14h às 16h

A atividade convida os pequenos a brincarem e descobrirem sobre os fenômenos físicos e químicos por trás da formação, da composição e da coloração das bolhas de sabão.

•Oficina de Experimentos – Sábados (11, 18 e 25/01) às 15h

11/01 Oficina de Experimentos – Bússola

A atividade abordará temas como atração eletromagnética, pontos cardeais, movimento do sol e aplicação de conceitos físicos.

28/01 Oficina de Experimentos – Pluviômetro

Nesta ação, a criançada aprenderá a importância da água na natureza e as utilidades e funcionamento do Pluviômetro, que consiste num medidor de chuvas.

25/01 Oficina de Experimentos – Tempestade no copo d’água

Em um dinâmico bate-papo o público será motivado a compreender os fenômenos físicos atrelados a formação dos tornados.

•Oficinas de Férias – Duas últimas semanas de janeiro

-Oficina de Stencil – dias 21 a 24/01 às 15h

A Oficina de Stencil ensinará ao público infantil a técnica de produção de desenhos com a aplicação de tintas em papéis e outros materiais recortados para estampagem. Orientados pelos educadores, os participantes elaborarão suas próprias tags, que poderão ser adesivadas em qualquer lugar – o público também é incentivado a trazer camisetas que poderão ser personalizadas com os stencils produzidos no dia.

A oficina também abordará a origem da técnica, seus usos e suas atuais significações na cultura urbana em São Paulo.

-Oficina História em Quadrinhos – dias 28 a 31/01 às 15h

Nesta atividade, que acontecerá na gibiteca da unidade museológica, os participantes serão apresentados ao universo das histórias em quadrinhos. Em seguida serão desafiados a criar a sua própria história em quadrinhos.

Museu da Energia de Salesópolis

Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, SP

•Oficina Meu Terrário – Aprenda a fazer um Terrário no Museu (25/01) às 11h

A ideia é ensinar os participantes a fazer o seu próprio terrário com materiais que, normalmente, já tem casa. Então é válido incentivar o público a levar um pote de vidro (desses de azeitona ou champignon, por exemplo).

Museu da Energia
Foto por Divulgação

No Museu terá alguns potes de vidros para os participantes que chegarem primeiro, e os demais materiais (areia, pedras e plantas) a unidade museológica irá disponibilizar.

A atividade é mediante inscrição no e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br – Vagas limitadas (apenas 20 pessoas).

A ação começará com um bate-papo com os participantes, onde as  parceiras do Museu da Energia de Salesópolis (as artesãs Fabiana e Caroline da marca “Hoje tá pra arte”) contarão um pouco dessa experiência em montagem do terrário.

Depois do bate-papo, os monitores do Museu irão vamos ensinar como fazer um terrário.

Museu da Energia de Itu

R. Paula Souza, 669 – Centro (localizado no centro histórico de Itu, região badalada por turistas e ituanos)

•Contação de estórias, com o grupo Em Cena (15/01) às 15h às 16h

Vagas limitadas – 40 vagas

Para abrir o projeto “Férias no Museu”, o grupo de teatro Em Cena apresentará em uma hora três histórias de forma lúdica e divertida, interagindo com o público, encenando situações engraçadas, mas que trabalham com temas importantes para o desenvolvimento da criança, tais como proteção ambiental, trabalho em equipe, cantigas de roda, entre outros.

•Brinquedos Recicláveis(22/01) às 15h às 16h30

Vagas limitadas – 25 vagas

A atividade com brinquedos recicláveis é uma oportunidade para as crianças aprendem a reutilizar os materiais que vão para lixo,encontrando uma nova função por meio da produção de brinquedos fáceis de serem montados.

•Brincadeiras Antigas (29/01) às 15h às 16h

Vagas limitadas – 30 vagas

A equipe de educadores criou e desenvolveu uma atividade inspirada em jogos infantis, e que hoje caíram em desuso por conta do advento da tecnologia. Esta atividade não contempla todo o acervo do museu, como a caçada ao tesouro, porém resgata brincadeiras da infância de quem viveu numa cidade do interior, como Itu.

Público-alvo da atividade: Crianças de 7 a 10 anos (acompanhadas por um responsável).

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Caio Mattos

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram