5 pratos típicos da Espanha

5 pratos típicos da Espanha

A culinária espanhola é caracterizada por ser rica, variada, simples e com uma matéria-prima de alta qualidade, na sua viagem, você poderá ter o prazer de acompanhar as suas refeições com um dos melhores vinhos do mundo, por um preço razoável. Eis aqui uma seleção de 5 pratos típicos onde falaremos também sobre as origens geográficas desse paraíso de sabores.

1. Presunto ibérico

Foto via Istock/mannaig

Acompanhado com um pãozinho, azeitonas ou simplesmente degustar as fatias cortadas bem finas, o “jamón ibérico” é um clássico gastronômico. Estipular o origem geográfico é uma tarefa difícil, mas não há dúvida de que provem do sur. Aliás, do ponto de vista histórico, à necessidade de preservar a carne faz com que seja um produto consumido anos atrás. Há referências que datam do século II aC, durante o Império Romano, embora atualmente o processo tenha sido bastante aprimorado. Em qualquer lugar na Espanha você comerá um bom presunto, mas é no sul e no interior do país onde estão as melhores produções.

Cuidado para não confundir o “jamón serrano” com o “jamón ibérico”. O primeiro, é um presunto que vem de um porco branco que pode ser encontrado em outros países, enquanto o presunto ibérico vem de porcos nativos do país e que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo. O ibérico, então, difere por origem, mas também tem uma alimentação específica e seu processo de elaboração também é diferente. Existem quatro denominações de origem: Dehesa de Extremadura, Pedroche, Jabugo e Guijuelo.

2. Tortilla de patatas

Foto via Istock/Alex Manzanares Muñoz

Também um dos produtos estrela, é um prato simples e delicioso. No livro “La patata en España. Historia y Agroecología del Tubérculo Andino” (Javier López Linaje) se detalha como o origem da tortilha espanhola se localiza na Extremadura. Você poderá comer a omelete em todas as cidades, mas há uma particularidade que poderíamos inclusive dividir entre o jeito do norte e o do sul. No sul a composição é mais compacta (como a da imagem), para alguns inclusive um pouco mais sequinha. Porém, o estilo do norte pode parecer cru, já que é um pouco mais liquida. A “tortilla de patatas” é um mundo, com cebola ou sem, fria ou quente…

 

3. Gaspacho ou salmorejo

Foto via Istock/Pat_Hastings

Acredita-se que surgiu em Almeria, na comunidade autónoma da Andaluzia. O gaspacho é uma sopa fria feita de pão amassado, água, azeite, vinagre, tomate, pepino, cebola, alho e pimentão verde, delicioso e refrescante durante os meses de verão. Outra variedade é o salmorejo, um pouco mais espesso, é feito com pão ensopado, alho, tomate, óleo, vinagre e sal. Pode ser servido com pedaços de presunto serrano e ovo cozido.

4. Batatas Bravas

Foto via Istock/pabkov

Embora Madri pareça ser a origem, devemos dizer que existem boas batatas bravas em outras localidades, o que varia é o molho. A batate é cortada em cubos irregulares e frita, você pode pedir o molho à parte, já que no geral, é bem ardido.

5. Paella valenciana

Foto via Istock/martiapunts

Esse prato valenciano era o sustento das familias mais humildes. Na época, as pessoas misturavam o que tinham junto com o arroz, tradicionalmente era servida com coelho, frango, feijão verde, feijão branco, caracóis e todos os tipos de vegetais que eles tinham à mão. Você encontrará maneiras diferentes de servir a paella, recomendamos que se você quer experimentar, trate de ir em locais próximos ao mar, assim o produto será fresco e de qualidade. Há receita semelhante como a fideuá, com os mesmos ingredientes, mas substituindo arroz por macarrão.

 

Aproveite essas dicas e não perca a chance de visitar a Espanha, para passagens aéreas baratas consulte aqui (os melhores meses são fevereiro, março e abril!)

Texto por Natalia Bastos, imagem destacada via Istock/feirin

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram