Amor, Gramame e Tambaba: roteiro pelo litoral sul da Paraíba

Amor, Gramame e Tambaba: roteiro pelo litoral sul da Paraíba

A Paraíba é cheia de belezas sem igual. Toda essa exuberância pode ser encontrada principalmente no sul do estado. Para chegar até esse pedacinho do paraíso, basta pegar a rodovia PB 008 – que leva a Recife – e começar um roteiro pelo incrível litoral paraibano. Ali, as paisagens são encantadoras e o mar possui águas verde esmeralda.

A primeira parada começa em Barra de Gramame. Localizado no distrito de Conde, a região também é conhecida como Gramame de Baixo, o de cima se refere a capital João Pessoa.

A maior parte dos passeios são feitos apenas de buggy, já que a estradinha que leva até a praia é de terra, íngreme e cheia de pedras. Aproveite o cenário repleto de palmeiras e árvores nativas da região, enquanto isso, sinta a brisa e o cheiro que vem do mar.

Por ali, os caranguejos são a grande atração. Por estar situada perto de um manguezal, é possível encontrar vários desses animais. Para os amantes de frutos do mar, a pedida é o caranguejo no coco. Para a sobremesa, recomendamos o Abacaxi maravilha.

Paraíba
Foto via Cacio Murilo/MTur

Seguindo nosso percurso, chegamos até Praia do Amor. A região é famosa por ser local de uma famosa lenda que gira em torno da Pedra Furada: casais que passam de mãos dadas por debaixo da pedra e caminham de ponta a ponta da praia, aumentam a durabilidade do relacionamento por uma eternidade.

Apesar de não ser propícia para banho, a praia é ótima para apreciar o nascer e o pôr do sol, bem como para tirar fotos incríveis. Alô instagrammers!

Nossa terceira parada é em Tambaba. Assim que chegar, pare no mirante e admire a visão panorâmica, observe os conjuntos e formatos das pedras, as falésias, e o mar verde esmeralda. O lugar é a perfeita definição de paraíso.

Mesmo que não seja possível nadar no mar, existem diversas piscinas naturais, que não são fundas e a água é bem quentinha.

No entanto, o maior atrativo de Tambaba é a praia de naturismo. Muita gente tem curiosidade, mas nem sempre vontade ou coragem de conhecer uma praia onde se possa ficar completamente nu.

Caso você seja um adepto, tire suas roupas e vá, se ainda não tem experimentado, vale a tentativa. Respeite as regras e todo mundo pode curtir.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via Cacio Murilo/MTur

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram