5 lugares para conhecer em Porto Belo, Santa Catarina

5 lugares para conhecer em Porto Belo, Santa Catarina

Situada a 64 quilômetros de Florianópolis, Porto Belo guarda um dos cenários mais exuberantes do litoral catarinense. A antiga vila de pescadores é um dos destinos mais concorridos do estado e, não à toa, foi listada entre os lugares mais procurados pelos usuários da plataforma Airbnb para o Réveillon deste ano.

Com atmosfera bucólica e presença açoriana preservada em diversos aspectos, a cidade tem praias, reservas naturais, costões e sítios arqueológicos que formam um roteiro incrível. A seguir, listamos cinco lugares imperdíveis por lá. Confira:

Ilha de Porto Belo

Ilha de Porto Belo
Foto via Santur

Localizada a apenas um quilômetro do continente, a Ilha de Porto Belo tem uma paisagem de tirar o fôlego, com areias claras, águas tranquilas e pedras, formando um verdadeiro cartão-postal. Perfeito para explorar a rica vida marinha da região, o local tem diversas trilhas subaquáticas para os amantes do mergulho.

Agora, se a ideia é desbravar por terra, vale a pena fazer a rota até a Pedra da Cruz, onde é possível conhecer toda a flora e fauna locais, além de inscrições rupestres de mais de 4 mil anos.

A ilha ainda abriga o Ecomuseu, um espaço que reúne ossadas de baleias, incluindo uma de 13 metros de comprimento, e fosseis de antigos mamíferos datados de mais de 20 mil anos.

Praia do Araça

Porto Belo
Foto via Everton Palaoro

Ali, a vila de pescadores é ideal para quem busca relaxar, com mar bom para banho e areias tranquilas. Por conta disso, acaba atraindo muitas famílias com crianças.

A praia do Araça tem pequena estrutura de serviços, portanto vale a pena levar o que for consumir.


6 praias paradisíacas no Brasil para conhecer no verão


Praia do Estaleiro

Porto Belo
Foto via Santur

Com águas transparentes e vegetação exuberante, é perfeita para mergulho. Seu acesso se dá por uma trilha média ou, ainda, pelo mar. Também tranquila, é considerada um refúgio para seus visitantes. O local não oferece estrutura de alimentação.

Reserva Particular do Patrimônio Morro de Zimbros

Foto reprodução http://visiteportobelo.sc.gov.br/

A reserva é o lugar certo em Porto Belo para quem quer curtir o verde e a natureza. Com trilhas pela Mata Atlântica, oferece a possibilidade de observar aves e alguns animais em extinção, como o tamanduá-mirim.

As caminhadas nas trilhas ecológicas devem ser agendadas com antecedência.

Enseada Caixa d’Aço

Foto reprodução visiteportobelo.sc.gov.br/

Considerado um dos locais mais bonitos da cidade, a enseada tem fácil acesso por trilha. Entre seus atrativos oferece: águas claras, bares flutuantes e porto para parada de embarcações.

Mais informações: visiteportobelo.sc.gov.br/

Texto por: Eliria Buso

Foto destacada via Santur

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram