5 motivos para visitar Maceió neste verão

5 motivos para visitar Maceió neste verão

A capital do Alagoas é conhecida por contar com uma das orlas urbanas mais bonitas do país. Graças a suas águas em “50 tons de azul”, é conhecida, inclusive, como “Caribe Brasileiro”. Com sol boa parte do ano, excelentes serviços de hospedagem, fácil conectividade com as principais capitais brasileiras e um povo acolhedor, Maceió é destino para se visitar em qualquer época do ano. Mas é no verão que sua natureza exuberante ganha ainda mais destaque.

Se você ainda está procurando um lugar para visitar nessa temporada de férias, aí vão alguns motivos para eleger a capital alagoana como destino. Seja em uma viagem a dois, em família ou entre amigos, é impossível não se apaixonar por Maceió.

PraiasMaceió

Maceió conta com uma orla urbana dividida em quatro praias: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Com destaque para o mar em diversos tons de azul e verde, águas quentinhas e tranquilas – exceto nas duas últimas praias, onde a prática de surfe é comum -, e coqueiros emoldurando o cenário, a faixa de areia da cidade é um atrativo por si só.

No mar de Pajuçara está um dos cartões-postais locais: as coloridas jangadas que fazem passeio até às piscinas naturais onde é possível nadar com peixinhos coloridos e admirar a rica vida marinha da região em águas cristalinas.

Além disso, sua orla conta com diversas atrações como quadras de esportes, quiosques de tapioca e barracas com restaurantes famosos. Para quem gosta de agito, a parte de Ponta Verde é a mais indicada, já que ali se concentram as principais opções de bares e atividades noturnas.

Vale lembrar que, para aproveitar tudo que as praias maceioenses têm a oferecer, é preciso consultar a tábua de mares. Isso porque quando a maré está baixa, é o melhor momento para conhecer as piscinas naturais e curtir o mar calminho.

GastronomiaMaceió gastronomia

Unindo o melhor do mar e do sertão, Maceió possui uma rica e farta gastronomia. Com ingredientes frescos como camarão, lagosta e mariscos “típicos” como sururu e massunim – presentes em abundancia nessa região -, o que não faltam por lá são opções para todos os tipos de bolsos, já que comer por lá, mesmo na orla, pode ter um excelente custo-benefício.

Entre os pratos mais icônicos da cidade está o chiclete de camarão, que hoje já pode ser encontrado na maioria dos restaurantes na beira da praia, mas teve sua história iniciada no Imperador dos Camarões.

Já quem não dispensa uma boa comida sertaneja, encontra no Bodega do Sertão uma enorme variedade de pratos locais, com direito a arroz de queijo coalho, carne de sol na nata, escondidinho de carne de sol, baião de dois, peixadas e doces diversos. O restaurante funciona no sistema de buffet onde é possível experimentar de tudo um pouco – no melhor estilo “all you can eat nordestino”. E para finalizar, é imprescindível tirar uma foto na fachada do restaurante, que conta com um bule gigante e charmoso.

ArtesanatoMaceió artesanato

A renda de filé é um dos maiores exemplos do artesanato alagoano. Colorido e cheio de detalhes, o bordado cria uma trama que remete às redes de pesca dos moradores locais. Presente em diversos produtos, como roupas, artigos de cama e mesa, objetos de decoração e muito mais, a renda é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Para conhecer esses e outros produtos locais e garantir os tradicionais souvenires, a dica é visitar a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. O espaço reúne centenas de barraquinhas que comercializam desde presentes até temperos, castanhas e cachaças.

História

Maceió
Foto por Marco Ankosqui/MTur

Apesar das praias serem o principal chamariz de Maceió, vale a pena reservar um tempo para conhecer o centro histórico da cidade. Entre as construções de destaque nessa região estão: o Palácio Floriano Peixoto, a Igreja Bom Jesus dos Martírios, o Museu Théo Brandão e a Assembleia Legislativa.


10 destinos para conhecer em Alagoas


PasseiosMaragogi

A capital alagoana funciona como base para conhecer todo o litoral do estado. São 230 quilômetros de praias exuberantes e diversos atrativos naturais ou culturais. Por isso, é possível encontrar diversas opções de passeios de um dia saindo da orla ou dos próprios hotéis.

Entre as paradas imperdíveis estão Maragogi e São Miguel dos Milagres, ao norte, onde é possível encontrar as famosas piscinas naturais da Costa dos Corais. Enquanto, ao sul, as já badaladas praias do Francês e do Gunga continuam guardando seu charme.

Como chegar em Maceió

Maceió tem fácil acesso pelas principais capitais brasileiras. De São Paulo ou Rio de Janeiro, existem voos diretos até o Aeroporto Zumbi dos Palmares, que está a pouco menos de 25 quilômetros da região das praias da capital. Ponta Verde abriga a maioria dos hotéis da cidade, mas também é possível encontrar pousadas e hostels fora da avenida da praia.

Para quem quer viajar ainda no verão, existem opções de passagens aéreas com desconto para o período de fevereiro e março. Confira:

Texto por: Eliria Buso

Foto destacada por Marco Ankosqui/MTur

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram