Descubra os sabores de Natal da República Tcheca

Descubra os sabores de Natal da República Tcheca

Está na Tchéquia ou pretende celebrar as festas de Natal por lá?  Então certamente  vai provar os biscoitinhos de Natal bem como o prato tradicional da véspera de Natal – sopa de peixe e carpa frita com salada de batata.

O Natal já está batendo às portas e, se você passar na República Tcheca, experimentará uma boa dose de emoções e, acima de tudo, provará muitos tipos de comida. De acordo com as tradições locais, o jantar da véspera de Natal deve incluir sete ou até nove pratos. Compartilhamos alguns desses sabores tradicionais:

Sopa de peixe

O jantar na véspera de Natal, tanto no restaurante quanto na casa dos amigos, sempre começa com sopa de peixe. Esta sopa é feita com a cabeça e a carne de carpa, vegetais, água e especiarias. De acordo com as superstições locais, você não deve deixar a mesa antes que todos terminem de comer, pois isso garante a unidade familiar por mais um ano. Uma escama de peixe embaixo do seu prato é outro costume tcheco. A lenda diz que se fizer isso, o ano inteiro não lhe faltará dinheiro.

Carpa como prato principal

O prato principal típico da República Tcheca é a carpa frita com salada de batata. O peixe tem seu lugar na mesa de Natal há várias centenas de anos, com base nos costumes cristãos. Antes, havia várias maneiras de preparar a carpa – “a la azul” (fervida com vinagre diluído ou vinho branco com vegetais de raiz) ou “a la negra” (em um molho doce de geleia e pão de mel); Mas a carpa frita é a mais popular. A requintada salada de batata tcheca é o melhor acompanhamento.

Onde em Praga você pode saborear o cardápio de Natal? Experimente o restaurante do palácio em Krč Chateau St. Havel, o restaurante U Modré kachničky localizado numa ruela estreita em Malá Strana, ou o restaurante francês que fica na Casa Municipal e tem mais de cem anos de tradição.

Adoce seu NatalRepública Tcheca

Que seria do Natal sem os doces preparados durante o Advento? Você pode experimentá-los não apenas nos mercados de Natal, mas também em vários cafés, confeitarias e padarias. As pequenas meias-luas de baunilha e biscoitos linzer são os mais populares. A trança de Natal “vánočka” é um pão doce especial preparado a partir da massa levedada com passas e amêndoas. A forma do “vánočka” copia a imagem do menino Jesus enrolado em um cobertor e é um símbolo de nova vida e fertilidade. O “vánočka” é muito popular não apenas no Natal, mas também para acompanhar o café com leite, lanche ou no café da manhã.

E aqui um presente para todos vocês, a receita tradicional e secreta dos doces checos de Natal:  chifrinhos / meia-lua de baunilha.

280 g de farinha refinada
200 g de manteiga
100 g de açúcar
120 g de nozes moídas
Açúcar de baunilha e açúcar de confeiteiro para cobrir os chifrinhos.

a) Adicione a manteiga derretida, o açúcar e o açúcar de baunilha à farinha refinada. No final, adicione as nozes raladas. Faça uma massa e deixe descansar um pouco na geladeira.

b) . Forme com essa massa um cilindro com 2 cm de diâmetro, e corte fatias uniformes. Com a mão, prepare as meias-luas e coloque-os na assadeira com papel manteiga. Asse por 10 ou 15 minutos no forno previamente aquecido a 150 ° C, até que os biscoitos fiquem dourados. Ainda quente passe em açúcar.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram