Liberdade recebe evento milenar no dia 31 de dezembro

Liberdade recebe evento milenar no dia 31 de dezembro

No dia 31 de dezembro, a partir das 8h, a Praça da Liberdade-Japão, em São Paulo, será tomada pelo sentimento de esperança para a virada do ano. Acontece a 49ª edição do Moti Tsuki Matsuri, denominado Festival do Bolinho da Prosperidade, um evento milenar tradicional da cultura japonesa, realizado em São Paulo há quase 50 anos pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

O Moti simboliza união e força para vencer o Ano Novo. Em plena Praça da Liberdade-Japão, com a participação de autoridades convidadas, é realizada a demonstração de 60 kg de Motigome sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente, que é manuseada por voluntários da comunidade japonesa formando o tradicional bolinho da prosperidade.

Foto por Divulgação

“Assim é nossa vida. Unidos, criamos consistência e ficamos mais fortes para vencer as batalhas do dia a dia. Essa é a representação do Moti na cultura japonesa”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL, entidade responsável pela organização dessa e outras festividades orientais realizadas em São Paulo, no bairro da Liberdade.

Nessa festa de confraternização, também são distribuídos gratuitamente 20 mil saquinhos com dois bolinhos de arroz japonês ao público, sendo um branco e um vermelho, simbolizando a paz e a felicidade à população brasileira. Além disso, são instaladas tendas para oferecer 3 mil tigelas de Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o “Ano Novo”.

Ainda durante o evento, em Cerimônia Xintoísta, autoridades, convidados e público agradecem pelas dádivas recebidas ao longo do ano vivido e pedem bênçãos para o próximo ciclo que se iniciará, desejando saúde, harmonia e fartura.

49° Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

Dia 31 de dezembro de 2019 (terça-feira)

Horários:

8h – distribuição de 20 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês – Moti

9h30 – abertura oficial com Cerimônia Xintoísta

10h30 – Moti Tsuki – demonstração de motigome e confecção de bolinhos

10h30 às 13h – oferecimento de 3 mil Ozooni

Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo/SP

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram