Alvor, uma típica vila algarvia com histórias de reis

Alvor, uma típica vila algarvia com histórias de reis

E porque a sua história vem de longe, falar de Alvor é falar do tempo com prazer.

Já lá vai o tempo é uma verdade, em que esta vila algarvia, virada para o mar, com milhares de anos de existência, já foi em época Romana e depois Muçulmana, de grande importância estratégica e comercial devido à sua localização.

A história do lugar atinge seu auge quando, no ano de 1495, o Rei de Portugal, D. João ll lá faleceu e o seu sucessor, o Rei D. Manuel, pouco tempo depois, elevou a vila à Sede do Concelho. A morte do Rei ainda é relembrada e homenagens são feitas até hoje pelo poder local.

Àquela época, sua população de cerca de 1000 habitantes, terra de gente humilde e guerreira, tirava do mar o seu sustento. Os anos se passaram, tranquilos, até que em janeiro de 1975 tem lugar em Alvor um acontecimento que levaria a vila a ser falada pelo mundo afora.

Nesta data foi assinado o “Acordo de Alvor”, quando os Líderes Portugueses sentaram-se à mesa com as três forças políticas de Angola e ali definiram como seria entregue a independência àquele país.

O privilégio da sua localização à sul virada para o mar, a poente totalmente encostada à sua Ria de Alvor, nos anos mais recentes deram-lhe com todo o mérito o estatuto de referência Turística de elevada qualidade e importância.

Alvor é simples, pequena, mas linda!

É atualmente um dos pontos turísticos mais procurados do Algarve. Ergue-se no alto de uma colina, onde sua igreja com vista para o horizonte marítimo, abençoa sua gente e seus visitantes.

Ao caminhar pelas suas estreitas ruas somos envolvidos pelo seu romantismo, que nos dá a conhecer heranças mouriscas na visível arquitetura de suas casas.

Indo pelo centro, a descida leva-nos até a sua Marina que a Ria de Alvor naturalmente criou.  Ali encontramos os melhores restaurantes com variados cardápios, mas com especial atenção para a melhor iguaria algarvia, o peixe e o marisco.

A paisagem é divina. Ao entardecer, quando o sol se encosta à terra, o brilho que se espalha pelas águas da ria transmite a calma e a paixão necessária para momentos mais que merecidos e inesquecíveis.

As suas extensas praias de areia fina e a sua baia convidam a quem por ali veraneia estender a toalha e usufruir do majestoso sol que sempre se faz sentir por estas terras algarvias, seja no verão ou no inverno.

Nas dunas de areia que dividem o oceano atlântico da ria de Alvor, o passeio pelas centenas de metros de passadiço em madeira é simplesmente fabuloso, de cortar a respiração. Retas e curvas, cantos e recantos nos mostram à distância toda a envolvência terrestre e marítima desta magnífica Vila Algarvia.

É saudável o ar que respiramos por todo o Algarve.

As unidades hoteleiras que ao longo do tempo foram sendo construídas oferecem uma logística de férias de elevada qualidade, desde o seu parque de campismo até os hotéis de 3, 4 e 5 estrelas.

Salientamos o Hotel Alvor, Hotel Delfim, complexo Torralta e tantos outros mais.

Merece destaque especial o Hotel Penina, unidade hoteleira de grande importância no Algarve, famoso pela tradição, qualidade e profissionalismo proporcionados aos clientes.

Recuamos no tempo mais uma vez e centramo-nos no mês de dezembro do ano de 1968. Passando uns dias de férias no Algarve, um dos elementos da famosa  banda The Beatles, Paul MacCartney, entrou no Hotel Penina para trocar libras por escudos.

Entrou no bar e uma banda privativa do hotel que estava tocando convidou Paul MacCartney a juntar-se para tocar também. Desses momentos de convívio, o artista consagrado dá asas à sua criatividade e escreve a música Penina. Diz-se que este acontecimento fez crescer a vontade dos seus conterrâneos ingleses de conhecer e passar férias no Algarve.

Alvor

Nos quesitos saúde e segurança, esta região conta com hospitais público e privado, acessos por estradas de ótima qualidade, centros comerciais de compras e lazer, além de uma grande variedade de lojas de artesanato, souvenirs, etc .

Sem dúvida um lugar que foi se atualizando, rejuvenescendo, mas felizmente sem perder seu ar pitoresco e encantador. Alvor é uma visita que recomendamos, com certeza!

Como chegar em Alvor

Alvor está a uma distância de 8km (10min) de Portimão e a cerca de 80km (50min) do aeroporto de Faro. A capital Lisboa, fica a 290km (2h30min). Diversas companhias aéreas tem voos saindo de São Paulo para Faro com uma conexão. Os meses de fevereiro e março são os melhores para encontrar passagens aéreas com desconto para o destino.

Texto e fotos por: Rui Sousa, nosso repórter algarvio

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram