Pantanal, cenário de belezas naturais

Pantanal, cenário de belezas naturais

Grande parte do Pantanal, reconhecido pelo UNESCO como Patrimônio Mundial, está localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, com uma rica biodiversidade e cenários deslumbrantes.

Viajar para o Pantanal é viajar para um mundo á parte dentro do nosso próprio país.  Donos de um estilo de vida passado por gerações, o homem pantaneiro traz dentro do peito amor pela terra e respeito pela sabedoria da natureza. Vivendo na vastidão dos campos de pastagem alagadiços, as horas são marcadas não pelos relógios, mas pelo tempo do tempo, e é através das cheias que se marcam as estações nessa região em que o calor é constante.

Pantanal
Foto por Flávio André/ MTur

Quem conhece o povo pantaneiro se emociona ao ver como é possível haver uma conexão perfeita entre homem e natureza. O acolhimento é um dos pontos fortes, onde o visitante é acolhido de forma única, e a quem são transmitidas tantas sabedorias através de experiências que só podem ser vivenciadas nas terras pantaneiras.

Cavalgar numa região que parece não se definir entre terra e água, faz com que a gente se sinta um pouco desses cavaleiros que tocam as grandes boiadas, atravessando rios sob o som do berrante, acompanhado pelas comitivas, que garantem a boa comida. Essa é uma experiência possível, com duração  média de duas horas, oferecida na maioria dos hotéis.

Pantanal jacaré
Foto por Eliria Buso

Ficar cara a cara com vários jacarés e tuiuiús, que parecem animais pré históricos, ou avistar a onça pintada, de uma beleza estonteante, na beira do rio descansando ou tomando água, são outras experiências possíveis, além da pescaria de piranha, safári fotográfico, passeio de barco e para os mais radicais um acampamento de pernoite no meio do nada no pantanal.

Se resolver conhecer esse destino, prepare-se para acordar cedo, porque o cantar dos pássaros ao alvorecer e a gritaria dos macacos são despertadores naturais e encantadores. Revoadas de araras vermelhas, azuis, pequenos pássaros multicoloridos, tucanos, mergulhões, entre outros, estarão presentes no seu dia.

Pantanal
Foto por Eliria Buso

Onde ficar no Pantanal

É possível hospedar-se em uma típica fazenda pantaneira, com criação de gado e sentir o que é morar no pantanal. A Fazenda São Francisco, em Miranda, é uma delas.

Pantanal Jungle Lodge
Foto por Divulgação

O Pantanal Jungle Lodge é um hotel á beira do rio, todo construído em madeira sob palafitas, cheio de charme e que oferece a opção de pratos veganos nas refeições, ou o Lontra Pantanal Hotel, também à beira do rio, é uma ótima opção para grupos ou famílias maiores; ambos localizados na divisa de Miranda com Corumbá, ao lado da estrada parque.

Mais informações: pantanaljunglelodge.com.br

Texto por: Patrícia de Campos

Foto destacada por Eliria Buso

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram