Viagem ao passado: 7 cidades históricas de Minas Gerais

Viagem ao passado: 7 cidades históricas de Minas Gerais

As cidades históricas de Minas Gerais compõem uma das rotas turísticas mais conhecidas do Brasil. Esse conjunto de cidades encanta pela preservação de suas construções, que datam da época do Brasil Colônia, remetem aos acontecimentos da Inconfidência Mineira e proporcionam uma viagem na história do nosso país.

Cidades históricas de Minas Gerais

Ouro Preto

Foto por Marion Jeannoel por Pixabay

O roteiro não estará completo sem uma passagem por Ouro Preto. Com o maior conjunto de arquitetura barroca do país, a antiga Vila Rica, construída no auge do ciclo do ouro, foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao longo de suas ladeiras calçadas de pedras, encontre lindas igrejas, museus, lojinhas e muitos restaurantes com o melhor da culinária mineira.

Mariana

Primeira capital de Minas Gerais, Mariana é vizinha a Ouro Preto (você inclusive pode ir de uma a outra em um passeio de trem turístico). A maioria das joias barrocas da cidade, como as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco de Assis, está nas principais ruas do centro histórico, como a Rua Direita, e no entorno das praças Gomes Freire e Minas Gerais.

Congonhas

Foto por RitaMarcia por Pixabay

Congonhas abriga um dos Patrimônios Culturais da UNESCO – o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um dos símbolos do barroco brasileiro e onde estão as esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho.

Diamantina

Com muitas construções bem preservadas do período colonial, principalmente do século XVIII, o centro histórico de Diamantina foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Esse cenário é ainda emoldurado pelas montanhas ao redor.

Tiradentes

Foto por serginhopacheco por Pixabay

A cidade de Tiradentes tem um dos patrimônios arquitetônicos mais encantadores do roteiro das cidades históricas, com casario antigo, ruas estreitas e ateliês de artistas locais. Além disso, a cidade possui um animado calendário de eventos durante o ano todo.

São João del Rei

cidades históricas
Foto por Fábio Máximo por Pixabay

Essa é considerada a maior cidade setecentista de Minas Gerais, com sua bela arquitetura em estilo barroco, ruas de pedra, igrejas com antigos sinos e casario colonial. São João del Rei é marcada ainda por festas religiosas populares. Não deixe de fazer o passeio na Maria Fumaça mais antiga ainda em operação no Brasil, que liga São João del Rei a Tiradentes.

Sabará

Das cidades mencionadas neste roteiro, Sabará é a que fica mais próxima a Belo Horizonte, na região metropolitana da capital mineira. Foi o primeiro povoamento de Minas Gerais e é conhecida por seu patrimônio religioso e outras construções bem preservadas da época do barroco.

Mais informações sobre as cidades históricas de Minas Gerais em: www.minasgerais.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: RitaMarcia por Pixabay

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram