Iporanga, a cidade das cavernas no interior de SP

Iporanga, a cidade das cavernas no interior de SP

Iporanga foi considerada a “Cidade Aventura” do Estado de São Paulo pelo Top Destinos 2019. Localizada a 312 km da capital, no Vale do Ribeira, Iporanga faz parte do  ”Roteiro das Cavernas” do Estado, com belezas subterrâneas dignas em estar nos mais importantes livros sobre o espeleologia, e é a porta de entrada do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.

O acesso para esse paraíso do ecoturismo pode ser feito pelas Rodovias Régis Bittencourt ou Rodovia Castelo Branco
A cidade pequena e aconchegante, fundada em 1755, foi local no período colonial de exploração de ouro e mais tarde de zinco e chumbo.Iporanga

Com mais de trezentas e quarenta cavernas cadastradas, Iporanga oferece aos visitantes uma vasta área de Mata Atlântica preservada, com uma flora e fauna riquíssimas, além de sítios arqueológicos, paleontológicos, e históricos como as ruínas do Garimpo de Santo Antônio.

Esse é um destino maravilhoso para quem é amante de aventura e gosta de esportes radicais como tirolesa, boiacross, rapel, e é lógico, exploração de cavernas. As cavernas de Santana, Morro Preto, Couto, Água Suja, Lage Branca, Lambari de Baixo, Lambari de cima e Casa de Pedra, são as mais visitadas.Iporanga

Cada uma apresenta uma beleza diferente, com estalactites e estalagmites, galerias iluminadas ou com tetos que chegam a cinquenta metros de altura, rios e lagos subterrâneos. As cachoeiras como a do Sem fim, Andorinhas, Beija – Flor, Taquaruvira, merecem ser visitadas.

Onde ficar em Iporanga

A cidade conta com a melhor estrutura de hospedagem da região. Suas pousadas, apesar de rústicas, oferecem os serviços que o visitante precisa para passar seus dias entre a reserva, o centro histórico e as cavernas da região.

Gamboa Eco Refúgio

Glamping Mangarito

Texto por: Patrícia de Campos

Fotos por: Miguel Schincariol

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram