Quinta do Olivardo completa 12 anos

Quinta do Olivardo completa 12 anos

A Quinta do Olivardo, em São Roque, completa dia 7 de dezembro, 12 anos de uma história de sucesso e muita luta. Comandada por Olivardo Saqui, o espaço traz a tradicional gastronomia portuguesa, que tem raiz pelas mãos da esposa Cintia, e um passeio que encanta os clientes por toda a experiência de poder passar o dia em uma réplica de um vilarejo português.

Para a festa de aniversário, a casa preparou o Primeiro Rodízio de Vinhos. Serão 14 rótulos, sendo 5 portugueses, servidos à vontade. Para deixar a noite ainda mais especial, o grupo Filhos da Tradição anima o jantar com os clássicos da cultura lusitana.

História 

Desempregado em 2007 e com 3 filhos pequenos Olivardo caiu em depressão. A luz chegou quando estava assistindo um programa de tevê e ouviu uma frase da escritora Clarice Lispector: “Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer”.

A mensagem foi o incentivo que ele precisava para correr atrás do sonho de ter a sua própria vinícola. Vendeu os únicos bens que tinha, a casa própria e o veículo, para adquirir o sítio Abaçai na Estrada do Vinho, em São Roque. Plantou os primeiros pés de uva e enquanto esperava a tão desejada colheita, arregaçou as mangas e iniciou a comercialização de produtos dos fabricantes da região como: suco de uva, queijo etc.

Três anos depois, o primeiro vinho ficou pronto para ser comercializado e logo já ganhou freguesia, que além da bebida queria mais. De posse do caderno de receitas da avó portuguesa herdado pela esposa do empresário começaram a vender bolinho de bacalhau. A partir daí o sonho se transformou em um grande negócio e o local que começou com apenas 4 mesas hoje atende 5 mil pessoas aos finais de semana.

Além do cardápio tradicional, a Quinta resgata tradições portuguesas como a Pisa da Uva, o enterro do Vinho dos Mortos, Festa de São Martinho, Espetada à Madeirense além da recém-inaugurada Tasca do Galeto.

O clima serrano, a natureza envolvente e exuberante, o ambiente acolhedor, um bom vinho, um bom fado, a gastronomia inspirada na Ilha da Madeira, perfumados bolinhos de bacalhau saindo da cozinha, pratos com sabores inigualáveis e a simpatia de Olivardo e de seus funcionários recebendo os visitantes, fazem da Quinta do Olivardo uma opção de passeio para se guardar na memória.

Vinho dos Mortos

A adega Quinta do Olivardo é um dos lugares que realiza o  jantar do Vinho dos Mortos. No evento os participantes podem enterrar uma garrafa de vinho, preenchendo uma ficha informando o lote e a data em que a garrafa foi enterrada. Após 6 meses eles são avisados sobre a data do próximo jantar do vinho dos mortos e voltam para desenterrar a garrafa.

Para deixar o ambiente no clima das casas do século XIX, o local fica iluminado apenas com tochas e velas, onde os visitantes também podem desfrutar do serviço de restaurante e apreciar clássicos da música portuguesa com a interpretação ao vivo de uma fadista.

A prática surgiu em Portugal no ano de 1807, quando o país foi invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte, levando os portugueses a enterrarem seus bens, incluindo garrafas de vinho. Posteriormente, com a saída dos soldados franceses , os lusitanos recuperaram suas propriedades e desenterraram os vinhos.

Embora esperassem encontrar a bebida estragada, foram surpreendidos pelo sabor realçado. Surgiu daí a expressão “vinhos dos mortos”. “O vinho dos mortos que alegra os vivos”, diz Olivardo Saqui, proprietário do restaurante que resgata essa parte da história.

Outras matérias sobre Quinta do Olivardo podem ser encontradas aqui: ikiviagem.com/quinta-do-olivardo

Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Está localizada a 60 quilômetros de São Paulo e a 45 quilômetros de Sorocaba.

Mais Informações

O Aniversário de 12 anos da Quinta do Olivardo acontece dia 7 de dezembro, das 19h às 22h

R$ 90 por pessoa (direito ao rodízio de vinhos à vontade)

Telefones para reserva: (11) 4711.1100 – (11) 4711.1923 – (11) 9.7088.5401

Vagas limitadas

Informações extras: www.quintadoolivardo.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram