Ilhabela terá festival para comemorar início da temporada de mar e mergulho

Ilhabela terá festival para comemorar início da temporada de mar e mergulho

Ilhabela é linda até debaixo d’água. Rica em tesouros naturais e históricos, o arquipélago do litoral norte paulista é um dos destinos mais procurados entre mergulhadores do Brasil e do exterior. Todos os anos, chegam em busca do acervo de fauna e flora da costa, com grande variedade de espécies de peixes, corais, tartarugas marinhas, entre outros, além da possibilidade de explorar relíquias devido ao grande número de navios naufragados.

Para receber da melhor maneira os amantes das belezas submersas, a Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão promovendo o Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho. O evento será entre esta sexta-feria e domingo (06 a 08 de dezembro), no Centro Histórico da Vila, com direito a intensa programação do turismo náutico e do mergulho sustentável, tendo o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes como atrativo âncora. “O objetivo é fomentar o desenvolvimento turístico do Litoral Norte do Estado de São Paulo também nessa modalidade tão tradicional aqui na cidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo.

O Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho começa em terra firme e avança para o mar, marcando o começo do período mais adequado para a prática de atividades náuticas na região. As atrações e atividades são abertas ao público e contarão com uma programação para atrair praticantes das diferentes modalidades de mergulho, de novatos aos mais experientes, juntamente com empresas da região relacionadas ao tema e de diferentes partes do Brasil, além da participação do ICMBio.

Nos três dias do evento, o Centro Histórico da Vila vai receber estandes de empresas relacionadas ao mergulho, de cursos, equipamentos, do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, órgãos públicos, ONGs, entre outras. Também estão programados seminários e discussões sobre o tema e educação ambiental, exposição fotográfica e shows. Um dos pontos altos da programação são as visitas ao Refúgio de Alcatrazes.

Criado em 2016, o Refúgio de Alcatrazes está localizado a cerca de 40 km da costa, em mar aberto, e possui uma área de 67.409 hectares. É uma unidade de conservação de proteção integral, com um importante papel na conservação da biodiversidade e na reposição dos estoques pesqueiros do Estado de São Paulo.

Com grande biodiversidade marinha e insular, Alcatrazes atrai mergulhadores do Brasil e do mundo. Durante o mergulho pode-se observar peixes recifais: como as garoupas e os bodiões, cardumes de enxada, tartarugas e corais. Os golfinhos e as baleias podem ser um bônus ao turista, já que podem ser avistados durante o deslocamento à ilha.

Mais informações em: turismoilhabela.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Sectur Ilhabela

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram