História, aromas e sabores: conheça o Museu do Café, em Santos

História, aromas e sabores: conheça o Museu do Café, em Santos

Localizado no centro histórico de Santos, o Museu do Café é uma das principais atrações turísticas da cidade e referência por apresentar a história do café no Brasil e no mundo. Para quem é fã da bebida, a visita é imperdível. Aliás, não há como negar a popularidade dessa bebida no país – pesquisas mostram que o café é o líquido mais consumido entre os brasileiros (com exceção da água). Em um ano, cada brasileiro bebe, em média, 81 litros de café.

Museu do Café

Com um acervo composto por objetos, documentos e recursos audiovisuais, é possível conhecer o processo produtivo do café e entender a importância que ele teve na história do Brasil e da cidade de Santos. O Museu do Café está instalado na antiga Bolsa Oficial de Café, edifício histórico de 1922 tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Só a arquitetura do prédio já chama a atenção, com os estilos neoclássico e barroco e salões suntuosos, que refletem a época áurea do mercado cafeeiro. O espaço mais luxuoso é o Salão do Pregão, onde os corretores negociavam o preço das sacas de café diariamente. Com pé direito alto, a sala é cercada por imponentes colunas, arcos, vitrais e três telas de Benedicto Calixto.

O Museu do Café também abriga o Centro de Preparação de Café (CPC), que oferece cursos de barista, oficinas e palestras. No térreo, há uma loja oficial com souvenires temáticos de café e, é claro, uma cafeteria. A Cafeteria do Museu conta com uma grande variedade de grãos provenientes de diferentes regiões do Brasil, inclusive um blend exclusivo do museu. Você não pode sair de lá sem provar uma xícara!

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico – Santos/SP

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h.

Ingressos: R$ 10,00; estudantes e idosos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visita é gratuita.

Cafeteria do Museu: segunda a sábado, das 9h às 18h; domingo, das 10h às 18h.

Mais informações em: www.museudocafe.org.br

Texto e fotos por: Patrícia Chemin

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram