São Pedro: gastronomia, aventura e turismo rural

São Pedro: gastronomia, aventura e turismo rural

Apenas 160 Km distanciam a capital paulista da cidade de São Pedro. Vizinha da conhecida Águas de São Pedro, com seu Grande Hotel Escola Senac e de Brotas, cidade aventura, São Pedro é um oásis de tranquilidade e boa gastronomia.
Com uma vasta rede de hospedagem, que vai de grandes e tradicionais hotéis como o Hotel Fonte Colina Verde e o Hotel Fazenda São João a pousadas intimistas e com vista encantadora da Serra do Itaquiri, como a Pousada da Lua.

São Pedro Hotel Colina Verde
Foto por Patrícia de Campos

Nos roteiros do turismo rural a “boa mesa” está presente em quase todos os empreendimentos, com cafés tipo colonial como o do Quintal da Serra, ou comida típica caipira servida em fogão à lenha. A maior parte desses locais oferecem também redários, passeios a cavalo ou atrações mais radicais como tirolesa, já quem busca algo mais refinado vai encontrar na Vila Del Capo um cardápio à la carte, bons vinhos e mesas bem postas, em meio a um grande antiquário com peças que variam de baixelas de prata a ventiladores dos anos setenta.

São Pedro Vila del Capo
Foto por Patrícia de Campos

A aventura também tem vez em terras são pedrense. Passeios de balão são um dos grandes atrativos da cidade, com saídas a amanhecer e final de tarde, que podem durar de meia hora a duas. Há também uma rampa municipal para voos de parapente no Parque Marcelo Golinelli, uma área de lazer com pista de caminhada e bancos para contemplar a vista do local. Esse espaço fica ao lado do famoso Cristo, de onde é possível avistar além da cidade, outros seis municípios no entorno.

Quem gosta de programas culturais pode fazer uma visita ao Museu Gustavo Teixeira pode-se conhecer mais sobre o poeta parnasianista filho da cidade, que teve cadeira na Academia Paulista de Escritores. Bem próximo a igreja matriz e lojas onde é fácil encontra bordados em ponto em cruz, que já foi uma tradição da cidade e a doceria da Sra Zuleika Colletta, com mais de quarenta anos e com receitas exclusivas como a bomba de chocolate e o bombom de maracujá.

O Jaracatiá é a fruta típica da região e há uma enorme gama de produtos que se pode achar nas lojas da cidade, como geleias, compotas, cachaça e até mesmo a cerveja, produzida artesanalmente pela Cervejaria HZB que tem uma vasta linha da bebida.

Quem está visitando a cidade em família, com amigos ou mesmo a dois, precisa colocar na programação um dia todo no Thermas Water Park.

O parque está localizado em uma área de quatro milhões de m², com atrações aquáticas e secas. São cinco áreas tematizadas e decoradas. Os 5.000 m² da área da baleia contam restaurante, bar e um palco para shows, hidromassagem, ofurô, grutas, ilhas, espaço kids e um complexo de cascatas.

São Pedro
Foto por Divulgação

No Complexo de Toboáguas, são vários, em diversos formatos e tamanhos, com destaque para o Free Fall que possuí doze metros de queda. Para os pequenos uma área especial com o Rio Lento, brinquedos multicoloridos e em breve um castelo que parece feito de doces. Existem ainda outras áreas como a piscina com ondas e toda infraestrutura de restaurantes e lanchonetes.

Serviço

Vila del Capo

Thermas Water Park

Hotel Fonte Colina Verde

Cervejaria HZB

Como chegar a São Pedro

Localizada a menos de 200 quilômetros da capital, São Pedro é facilmente acessada via Rodovia dos Bandeirantes. De carro, vale a pena visitar ainda outros lugares na região. Como Brotas e Piracicaba. É possível, também, chegar à cidade de ônibus. Os roteiros saem da Rodoviária do Tietê.

Texto por: Patrícia de Campos

Foto destacada por Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram