Monte Clérigo: um destino de paixão no Algarve, em Portugal

Monte Clérigo: um destino de paixão no Algarve, em Portugal

Monte Clérigo está a não mais de hora e meia, 115 quilômetros de Faro, a capital do Algarve. No meio de uma paisagem virgem e deslumbrante, encontramos o destino ideal daqueles que gostam de umas férias calmas e pacíficas.

Monte Clérigo

Monte Clérigo é um aglomerado de casas recentes que, de pescadores, se transformaram em habitações para turistas. Não possui infraestrutura turística, mas a beleza do lugar compensa qualquer deficiência. Para se ter uma ideia, o Centro de Compras mais próximo está a cerca de 8 quilômetros de distância, em Aljezur, onde também é possível encontrar hotéis. Bom pra nós que esse paraíso tenha passado despercebido na história, para podermos conhecer de perto uma das muitas belezas do Algarve.

São duas as extensas praias de areia dourada que dividem o mar dos íngremes rochedos que a paisagem nos mostra.


Delícia no verão, ali, os amantes do sol bronzeiam suas sensíveis peles brancas vindas, em sua maioria, do Norte Europeu. Por isso, os protetores solares são sempre indispensáveis.

Pelas enormes extensões de areia, outra boa pedida é uma caminhada, seja sozinho ou com os amigos, num convívio saudável e descontraído.

A primeira praia tem o mesmo nome do local, e mais ao norte, separada por uma rocha que os pescadores deram o nome de “Treme Treme”, encontramos a praia da Amoreira.

Através de um passadiço de madeira, o passeio por terra pode ser feito de uma praia até a outra, e ao lado, acompanha-nos nesta fantástica caminhada, o mar, que deste lado do Algarve – mais ao norte -, mostra-nos sua força brutal.

A gastronomia é ponto alto no Algarve… Essas rochas que entram mar adentro dão-nos as tão procuradas e deliciosas refeições de mariscos variados, como os caranguejos e os perceves, especialidade de toda esta região a que um dia intitularam de Costa Vicentina.

As águas lusitanas oferecem-nos um peixe fantástico que, pela razão de lutar nessas bravas águas, é dono de um corpo rijo e de sabor inigualável.

Majestosas são também as ondas que vislumbramos.


A pesca submarina ou com vara, o surf, o windsurf e kitesurf são apenas alguns dos esportes que podem ser praticados com sucesso por estas bandas.

E, porque apenas a paisagem naturalmente nos oferece, os amantes da fotografia encontram o perfeito enquadramento para imortalizar o momento.

O cheiro da maresia, misturado com as ervas silvestres que o vento espalha pelo ar, nos faz fechar os olhos e viajar pelos doces prazeres de momentos inesquecíveis, vividos em Monte Clérigo.

O que a história não nos conta, descobrimos nós… sonhando com a paisagem.

Gostou das dicas? Escolha aqui seu hotel em Faro, a capital do Algarve.

Confira as melhores opções de passagens aéreas para o destino em 2020.

Pesquisando com antecedência, você consegue encontrar passagens aéreas baratas ou passagens aéreas promocionais para descobrir o melhor do destino português.

Texto e fotos por: Rui Sousa, representante algarvio do iKiviagem.

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram