Pomerode celebra as tradições do Natal na Weihnachtsfest

Pomerode celebra as tradições do Natal na Weihnachtsfest

Uma das marcas dos imigrantes alemães que colonizaram Pomerode (SC) é a religiosidade. É no calendário cristão, que celebra os quatro domingos anteriores ao Natal, chamados de período de advento, que se inspira a Weihnachtsfest. A programação natalina na cidade vai de 29 novembro a 22 de dezembro e valoriza vários aspectos da cultura alemã.

Os domingos do advento serão celebrados nos dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro. Em todos eles acontecem apresentações culturais gratuitas no Teatro Municipal de Pomerode. Nos dois primeiros, dias 1º e 8, um desfile de lanternas pintadas a mão vai reunir cerca de 400 pessoas, entre elas crianças da rede municipal de ensino que já estão confeccionando os seus itens.

Já às sextas-feiras, sábados e domingos, uma exposição de doces, artesanatos e produtos locais acontece no Centro Cultural de Pomerode, onde também fica a oficina do Papai Noel. O espaço é uma junção da tradição do contato com o bom velhinho com a única escola de tornearia do país, que fica na cidade. Por lá, as crianças poderão acompanhar a produção de brinquedos de madeira, como os usados pelos seus pais e avós.

A vice-prefeita e secretária de turismo, Gladys Sievert, comenta que a programação está sendo pensada para que tanto a população local quanto os turistas possam celebrar o encanto desta época. “O Natal traz uma atmosfera diferente para todos os lugares do mundo. Aqui, quisermos valorizar a delicadeza das nossas tradições e o capricho que caracteriza a cidade mais alemã do Brasil. Temos certeza que faremos mais um evento muito especial”, comenta.

Mais informações em: www.vemprapomerode.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Daniel Zimmermann / Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram