Descubra diversos museus em Tiradentes (MG)

Descubra diversos museus em Tiradentes (MG)

Em uma cidade histórica, o que não falta são museus. Tiradentes, um dos destinos mais visitados de Minas Gerais, oferece um leque de opções para todos os gostos e idades.

O Museu de Sant’Ana, localizado no casarão que abrigava a antiga Cadeia Pública de Tiradentes, possui um incrível acervo de quase 300 imagens de Santa Ana, produzidas em diferentes regiões do país.

O Museu do Automóvel da Estrada Real conta com 50 modelos de carros antigos, inclusive alguns modelos dos anos 50 e 60. Ele abre diariamente das 9h às 18h.

O Museu da Liturgia de Tiradentes é o único dedicado ao tema na América Latina. Seu espaço é destinado exclusivamente para a devoção religiosa da cidade e região. Seu acervo possui mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, e ainda conta com instalações audiovisuais, terminais multimídia e um amplo programa educativo.

Engana-se quem pensa que museu é lugar de coisas antigas apenas. Além de reviver lembranças de épocas distantes, é um ambiente para viver momentos de nostalgia. É essa a intenção do Museu da Nostalgia, que conta com 4.500 itens que marcaram a infância do proprietário, Tiago. Ali, é possível encontrar muitos objetos dos anos 80, como telefones da época, fitas vhs, cartuchos de video-games em suas embalagens originais, vinis e garrafas de refrigerante.

Outro destaque é o solar onde viveu o inconfidente padre Toledo, que se tornou um museu e conta com uma coleção de móveis, imagens e artefatos da época. Os sucessos do acervo ficam por conta de uma tela de São Mateus e um armário-estante, ambos pintados por Manoel da Costa Ataíde, um dos nomes da arte colonial. O piso do solar é decorado com diversos espelhos que refletem todas as obras expostas, dando uma graça ainda maior ao local.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada por Pedro Vilela – MTUR

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram