Rota do Pinhão: ruralismo na região metropolitana de Curitiba

Rota do Pinhão: ruralismo na região metropolitana de Curitiba

A Rota do Pinhão é um roteiro formado por um grupo de empresários de turismo que se uniu para divulgar a região metropolitana de Curitiba. Dentre os empreendimentos há hotéis, pousadas, spas, pesqueiros, restaurantes, parques para lazer, atividades de aventura, artesanato e outras atividades. A cidade de Curitiba, capital do  Paraná é o ponto de partida do partida desse emblemático roteiro e uma das cidades que mais oferece entretenimento, entre os seus espaços diversos e variados espaços culturais, históricos, memoriais, centros gastronômicos que revelam sua principal característica, a imigração.

Curitiba é uma metrópole moderna, uma cidade à frente do seu tempo, que já por muitas décadas vem sendo modelo de planejamento urbano e de preservação ambiental com um equilíbrio entre a natureza e a vida moderna. Os parques e museus são passeios preferidos pelos moradores e turistas. Nos arredores da cidade, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida “Rotas do Pinhão” um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais.

A cidade histórica da Lapa, localizada pertinho da capital, pode ser o ponto inicial de uma descoberta interessante. A pequena cidade possui um centro histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer, sem contar a forte influência da gastronomia alemã, italiana e polonesa. Nesta região, as atividades rurais se destacam, são cafés coloniais, restaurantes, cavalgadas e muitas outras atrações de lazer formando diversificados roteiros. As cidades de Colombo e São José dos Pinhais, que estão bem próximas a Curitiba, são outras cidades onde é possível fazer roteiros do vinho. Nas duas cidades já são dezenas de produtores rurais que preparam vinhos de mesa de excelente qualidade, além de produtos ligados a produção da Uva e Morango, como doces, compotas, licores e geleias.

Em Campo Magro, Quatro Barras, Campo Largo, Piraquara  Campina Grande do Sul e Cerro Azul, a natureza e aventura são as  atrações principais, com rios, cascatas, cachoeiras e sítios rurais, onde os visitantes são convidados a vivenciar a prática do dia a dia numa pequena fazenda. Já em Araucária, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul a ruralidade é o ponto forte. Você é convidado a fazer o queijo, a ver a fabricação de salame e a bebericar cachaças puras, preparadas em alambiques centenários. Além disso, em todas essas cidades há um calendário anual de festas religiosas, festas juninas e procissões que remetem a fé e ao catolicismo. Confira!

Mais informações: curitibacvb.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto por: janainacanuto/ Pixabay

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram