Passeios imperdíveis para seu roteiro em Salvador

Passeios imperdíveis para seu roteiro em Salvador

A cada esquina, Salvador transborda em cultura e história. Primeira capital do Brasil, a cidade mostra em vários aspectos uma mistura de influências africanas, europeias e indígenas, além de seu incrível patrimônio. Há, por exemplo, 372 igrejas em Salvador – mais do que uma para cada dia do ano.

Foto por gustavoboulhosa por Pixabay

Uma das mais famosas é a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em estilo barroco do século XVIII. Cenário de comemorações tradicionais como a Lavagem do Bonfim e a Festa do Bonfim, essa igreja é símbolo do sincretismo religioso que marca a cidade. Toda a volta da igreja é decorada com uma infinidade de fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, deixadas ali pelos devotos e turistas que passam pelo local.

Foto por Adamy Gianinni (Seutec Studio) por Pixabay

Já no centro histórico, o Pelourinho é uma área considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ali é possível andar pelas ladeiras históricas e passear entre as centenas de casarões coloridos do período colonial, monumentos, palacetes, praças e igrejas. As atrações mais tradicionais do centro incluem a Igreja e Convento de São Francisco, o Museu Afro-Brasileiro e a Igreja do Carmo.

Foto por gustavoboulhosa por Pixabay

Outro passeio imperdível em Salvador é o Mercado Modelo, lugar ideal para comprar peças de artesanato, lembrancinhas da viagem e temperos e outros itens da culinária baiana. Por falar em gastronomia, há muitos restaurantes dentro do Mercado e também barraquinhas de acarajé do lado de fora.

Foto por João Victor jv por Pixabay

Atrás do mercado está um dos cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda. Esse monumento liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, com lugares como a Praça Tomé de Souza e o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo. Também de frente para a Baía de Todos os Santos, o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat é um dos 11 antigos fortes que continuam preservados na cidade, desde a época do Brasil Colônia.

Foto por Albert Dezetter por Pixabay

Bairro mais badalado, a Barra também tem ótimos atrativos turísticos, como a Praia do Porto da Barra e o Farol da Barra no Forte de Santo Antônio da Barra. Se você estiver em busca de um lugar para curtir a vida noturna de Salvador, vá ao Rio Vermelho, o bairro mais boêmio da cidade.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: soel84 por Pixabay

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram