Visconde de Mauá tem Festival de Gastronomia com Truta

Visconde de Mauá tem Festival de Gastronomia com Truta

A primavera na Região de Visconde Mauá começa com a Temporada da Truta, evento organizado pela MAUATUR, patrocínio do Sebrae Rio e participação do empresariado, que comemora sua 17ª edição apostando na qualificação e aprimoramento da gastronomia.

A truta, produzida localmente, é um peixe de água doce primo do salmão, que tem entre seus benefícios a alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, além de baixo teor de sal e gordura. O peixe encontrou nas águas cristalinas das nascentes da Mantiqueira um ambiente ideal para reprodução, que já inspira os restaurantes há muitas décadas.

E foi exatamente há 20 anos que teve início a Temporada da Truta, evento com promoção de cursos, workshops e palestras com chefs renomados que aproveitam a produção local de pescado de alta qualidade para capacitar equipes, refinar o cardápio e aprimorar a experiência do visitante.

Foto por Vanessa Koehler via Divulgação

Além dos menus, a harmonização enogastronômica é um dos destaques, oferecendo refeições harmonizadas com vinhos selecionados e cervejas artesanais da região. A vocação de Mauá como produtora de boa parte dos insumos da sua gastronomia, agrega à cadeia produtiva, promovendo a inclusão de produtores rurais e oferecendo maior variedade de itens locais aos visitantes.

“A temporada da truta segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”, comenta André Murray, proprietário do Restaurante Babel. “Além disso, quem participa da temporada está mais perto de conhecer o verdadeiro terroir da Região Visconde de Mauá”, complementa.

Dia 10 de outubro será a partida para os 30 dias de festa, com lançamento de 28 novos pratos e 13 novos petiscos com inspiração no peixe. Os fãs de novidade poderão visitar os restaurantes, cafés, lanchonetes e bistrôs integrantes e se deliciar com as mais de 40 inovações.

Enquanto isso, acontecem os workshops, com aulas conduzidas pelos chefs Ari Kespers, André Murray, Julio Buschinelli e Daniela Keiko, voltados aos restaurantes integrantes do roteiro. Os workshops terão como objetivo a apresentação de técnicas no preparo e estímulo à criatividade, oferecendo um novo olhar a respeito das etapas do preparo do peixe.

Foto por Vanessa Koehler via Divulgação

Alunos da rede pública de Visconde de Mauá também terão a chance de participar de uma aula com chef renomado, que será realizada de forma gratuita, familiarizando as crianças na arte da cozinha.

“O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico”, comenta Ana Luiza Ferraz, representante da MAUATUR.

Muito procurado pela natureza exuberante, com cachoeiras e paisagens de serra, Visconde de Mauá está entre os 10 melhores destinos nacionais em 2019, segundo a Operadora de Viagens Expedia. Após tanto tempo dedicando-se à arte da cozinha, Mauá afirma-se como destino gastronômico e espera agradar os paladares mais exigentes.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada por Vanessa Koehler via Divulgação

 

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram