Primeira edição do Festival Gastronômico de Paraty acontece em outubro

Primeira edição do Festival Gastronômico de Paraty acontece em outubro

As ruas da charmosa cidade de Paraty ganharão um sabor ainda mais especial com o Festival Gastronômico de Paraty que chega a sua primeira edição e traz diversas iniciativas na gastronomia, cultura, audiovisual e música. O evento, que ocorre entre 24 e 27 de outubro, é realizado pelo Polo Gastronômico da cidade, ocupando o calendário da então Folia Gastronômica.

Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários e curtas, entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses, e na Arena Gastronômica na Quadra da Matriz os show-cookings, paneladas e mais shows.

Anualmente é escolhido um tema entre os diferentes restaurantes e chefs. Para a primeira edição do festival foram escolhidas as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o resgate de técnicas tradicionais.

Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes do tema escolhido ganharão destaque. Ele é filho de agricultores, criado em Paraty e sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza.

Na área gastronômica, o evento, em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, os produtores locais, os chefs da cidade com cooking-shows e os tradicionais artesãos, valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. “Paraty já realiza grandes eventos no calendário anual e o festival traz ainda mais visibilidade para a cidade. A gastronomia também é parte da engrenagem do turismo e vamos gerar mais renda, movimentar o comércio, empregos temporários, e ainda dar um sabor especial para nossa cidade”, comenta Luciana Marinho, presidente da associação.

Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento. A enorme preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os quatro dias, e a coleta seletiva do lixo.

1º Festival Gastronômico de Paraty

De 24 a 27 de outubro de 2019

Locais: Praça da Matriz, Casa da Cultura de Paraty, Cinema da Praça, MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira.

Mais informações em: festivalgastronomicodeparaty.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Kseniya Ragozina

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram