América Latina é destino mais desejado entre viajantes latino-americanos

América Latina é destino mais desejado entre viajantes latino-americanos

Os latino-americanos acreditam que a América Latina é o segundo continente mais atraente e desejado quando pensam em viagens internacionais. O continente ficou com 21% da preferência, à frente da América do Norte (11%) e atrás apenas da Europa (57%). É o que mostra uma pesquisa inédita* da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, que tem o objetivo de analisar o comportamento de viajantes de Brasil, Argentina, Colômbia e México e sua relação com o próprio continente.

Ao analisar os dados de cada país separadamente, o estudo mostra que argentinos, colombianos e mexicanos têm ainda desejo mais inflamado pela América Latina que os viajantes brasileiros. Quase um terço (29%) de argentinos, 23% de colombianos e 20% de mexicanos listam o continente como um destino atrativo, sendo que apenas 12% dos brasileiros dizem o mesmo, colocando a América Latina em 3º lugar no ranking individual do País, atrás de Europa (63%) e América do Norte (15%).

Foto via Divulgação

Inclusive, pensando em redescobrir a América Latina e mostrar que temos o inesperado por aqui também, a Booking.com está promovendo uma exposição fotográfica interativa e multissensorial de 24 de abril a 5 de maio na Unibes Cultural, em São Paulo. Chamada de “Loco Por Ti, América”, a mostra tem entrada gratuita e traz trabalhos autorais de cinco fotógrafos do Brasil, Argentina, Colômbia e México que rodaram a América Latina atrás de lugares inusitados, hospedagens extraordinárias e um olhar peculiar dos destinos visitados.

Conhecendo a região

No geral, além de ser desejada, a América Latina é efetivamente o continente que os latino-americanos mais visitaram em viagens internacionais – oito em cada dez (81%) desses viajantes já passaram férias em algum país do continente, incluindo México e América Central. Na sequência, vem a América do Norte (59%) e a Europa (55%).

Por outro lado, 19% dos latino-americanos afirmaram nunca terem viajado pela América Latina em suas viagens internacionais. O número aumenta para 26% e 28% quando consideramos apenas os brasileiros e mexicanos, respectivamente. A pesquisa fez também um recorte por país para mostrar quais nacionalidades mais viajaram pela América Latina e o comparativo com os demais continentes.

A tabela evidencia que os argentinos são os que mais viajaram pela América Latina, seguidos pela Colômbia e pelo Brasil. Os mexicanos preferem a América do Norte (82%) ao próprio continente (72%) quando o assunto é viagem. Europa é também, em média, um destino conhecido dos latino-americanos, enquanto Ásia, África e Oceania permanecem pouco explorados por esses visitantes.

Loco por ti, América

É notório que nós, latino-americanos, viajamos muito pelo nosso continente. Mas o que nos faz loucos pela América Latina? Segundo a pesquisa, as razões que tornam o continente atrativo para uma viagem são a diversidade da natureza com praias, montanhas, parques, cachoeiras, lagos (72%); a proximidade cultural, com seus povos, história, costumes (71%); e a culinária (45%).

Quando buscam a América Latina, os latino-americanos estão atrás de refúgio e conexão com a natureza. Tanto que 87% concordam que as melhores atrações do continente são suas riquezas naturais. Ao escolher um destino específico dentro da região, 59% dos latino-americanos afirmam que preferem locais com natureza exuberante e um número semelhante (57%) escolhe locais perto do mar, reforçando o destino como uma das potências do ecoturismo.

Foto via Divulgação

O fato de sermos todos vizinhos conta bastante também. Quase três em cada quatro viajantes latino-americanos (70%) concordam que a proximidade e o baixo custo pesam muito na escolha de viajar pela América Latina. E para 78% dos entrevistados, temos ainda tem outro ponto a favor: o povo e sua hospitalidade. “Somos uma gente alegre, positiva, e que recebe muito bem seus visitantes, sejam eles nossos vizinhos ou mesmo os turistas que chegam de mais longe. Essa é uma marca da nossa cultura e do nosso povo”, justifica Luiz Cegato, gerente de comunicação para América Latina na Booking.com.

Apesar de ter uma relação mais positiva com seu próprio continente, os viajantes latino-americanos também enxergam fraquezas. Sete em cada 10 viajantes (74%) sentem que a infraestrutura de turismo na região precisa melhorar e mais de um terço (35%) não se sentem seguros viajando pelo continente. No entanto, ainda assim, os latino-americanos têm fome de América Latina, já que 71% afirmam que viajariam mais pela região se conhecessem mais o que ela tem a oferecer.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por garytog

 

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram