Choquequirao é alternativa em Machu Picchu que vale a pena conhecer

Choquequirao é alternativa em Machu Picchu que vale a pena conhecer

Perdida no alto de uma montanha descoberta casualmente, está Choquequirao. O pouco conhecimento desta cidade, leva igualmente poucos viajantes a chegarem realmente a esse local. A 165 km de Machu Picchu, Choquequirao permanece quase virgem.

Assim como aconteceu com Machu Picchu nos primórdios, apesar de hoje ser conhecida mundialmente, Choquequirao é uma cidadela inca intacta e encravada nas montanhas peruanas só acessível a pé por uma longa caminhada que dura três dias de roteiro.

“É ideal para viajantes que não querem ser turistas”, diz o jornal argentino La Nación. Há alguns anos, o governo peruano indicou a ideia de construir um teleférico partindo da cidade de Kiuñalla, a cinco quilômetros dali, para facilitar a chegada dos viajantes.

Foto via iStock por INKACOLORS

Em quechua, Choquequirao significa “berço de ouro”, e da mesma forma como acontece com Machu Picchu, há incontáveis teorias sobre sua origem, mas, além das explicações místicas, a cidadela se parece em tipologia com outras regiões urbanas incas, como a própria Machu Picchu, Ollantaytambo e Pisac, todas no chamado Valle Sagrado.

A cidade de Choquequirao possui zonas residenciais, áreas destinadas ao culto solar, grandes praças que ligavam diferentes bairros e uma rede de terraços de cultivo que abrange centenas de hectares agrícolas.

Foto via iStock por rchphoto

Choquequirao se encontra aos pés da montanha Nevado de Salkantay, nas margens do rio Apurímac. O terreno está dentro da jurisdição do município de Santa Teresa, na província de Cusco.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por rchphoto

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram