Comemorações da Páscoa no Brasil: lugares onde a festa é tradição

Comemorações da Páscoa no Brasil: lugares onde a festa é tradição

Para muitos, a Páscoa é sinônimo de chocolates e guloseimas. No entanto, em alguns locais do país, as tradições vão além disso. E para os viajantes que buscam vivenciar o período, de acordo com o especialista em turismo e diretor da Tô Indo Viagens, Gelson Walker, alguns lugares contam com comemorações diferentes, que atraem visitantes de todos os cantos do país. “Muitas vezes esses turistas não encontram festas relacionadas próximas de suas casas e, por isso, aproveitam o momento para viajar e conhecer outras culturas”, diz. Ele separou alguns destinos com esse propósito:

Curitiba (PR)

Foto via iStock pordiegograndi

As tradições ucranianas são muito vivas por lá, principalmente nessa época do ano. Além das músicas típicas que embalam danças e canções de adultos e crianças, imigrantes e descendentes fazem a paska, um pão caseiro que deve ganhar uma benção na primeira missa do domingo. “É comum as pessoas montarem uma cesta com os itens que serão consumidos junto do pão, para receberem a benção antes da primeira refeição do domingo de Páscoa”, comenta Gelson. Outro costume são as pêssankas, que são os ovos decorados à mão. Os desenhos significam os desejos para o presenteado.

Ouro Preto (MG)

Foto via iStock por Rafael_Tozetti

O centro histórico da cidade, que pertence ao estado de Minas Gerais, se torna ainda mais atrativo nessa época do ano. Tradição do século 18, as ruas são repletas por tapetes de flores e serragem. Durante a noite de sábado e na madrugada de domingo, os moradores se reúnem para preparar o tapete. “Turistas também podem participar, transformando sua passagem pelo local um registro ainda mais especial”, destaca. Enquanto isso, seresteiros entoam músicas típicas e animam os confeccionistas. A decoração forma um corredor com mais de dois quilômetros de extensão, que liga as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar. É por esse trajeto que passará a procissão no domingo (21 de abril).

Pomerode (SC)

Foto via iStock por SandroSalomon

Na cidade, de 21 de março a 21 de abril, acontece a 11ª Osterfest. A festa conquistou em 2017 o título de maior Osterbaum do mundo: uma árvore com mais de 82 mil casquinhas montada por 20 pessoas, que consta no Guinness World Records. Para 2019, a organização quer conquistar o título de maior ovo de Páscoa do globo – com uma estrutura de 15 metros de altura e 9 metros de diâmetro. O recorde atual pertence à cidade de Alcochete, em Portugal, com um ovo de 14,79 metros de altura e 8,40 metros de diâmetro pintado em 2008. A medição será realizada no dia 9 de março. “Além disso, durante o evento é possível prestigiar apresentações de grupos folclóricos, adquirir artesanatos e artigos de decoração, entre outras atrações”, destaca o especialista. A cidade vizinha, Blumenau (SC), também possui uma festa de Páscoa onde é possível pintar casquinhas.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada por Daniel Zimmermann via Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram