Conheça o encantador Vilarejo de São Jorge

Conheça o encantador Vilarejo de São Jorge

O Vilarejo de São Jorge fica no Município de Alto Paraíso e é o lugar que acolherá a Experiência Chapada dos Veadeiros, em Abril.

Antigamente, o povoado era conhecido como Baixa, devido a sua localização abaixo de Alto Paraíso. Originalmente a região era habitada por garimpeiros que iam em busca do cristal de quartzo que existia em grande quantidade por ali.

Entre altos e baixos no garimpo do cristal, Baixa foi sentindo os efeitos positivos da construção de Brasília e da melhora no comércio de cristais, fazendo com que a economia local crescesse e se estabilizasse.

Diz-se que o nome mudou de Baixa para São Jorge graças à sugestão de Zequita, homem influente no Vilarejo e que achou que era hora de deixar de lado o nome degradante de Baixa e passar para algo mais significativo. Sua devoção pelo Santo São Jorge fez com que sugerisse o nome que foi aceito pelo vilarejo.

Hoje em dia a região conta com cerca de 700 habitante que viram no turismo uma excelente oportunidade econômica.

Como a Vila de São Jorge fica bem na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o local ganhou inúmeros restaurantes, bares, pousadas, comércios de artesanatos e todos contam um pouco da história da região.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram