Garibaldi é destino para passar o Carnaval com tranquilidade

Garibaldi é destino para passar o Carnaval com tranquilidade

Para quem busca um destino mais tranquilo para os feriados, a dica é conhecer a cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha – distante 110 km da capital Porto Alegre. Reconhecida como Capital Brasileira do Espumante devido ao pioneirismo e qualidade de seus vinhos e espumantes, reúne belas paisagens, arquitetura vintage, gastronomia farta, rotas turísticas variadas e a vinícola que assina o Melhor Espumante do Cone Sul. Conheça os principais atrativos e agende-se:

Vinícola Garibaldi 

A experiência inicia com uma parada obrigatória logo na entrada do município: na Cooperativa Vinícola Garibaldi (Avenida Independência, 845). Lá, é possível viver uma imersão no mundo dos vinhos com o Garibaldi Experience – quatro atrações que ocorrem no complexo enoturístico da marca. Destaque para o Taça & Trufa, que une cinco deliciosas e surpreendentes harmonizações de vinhos, espumantes e chocolates artesanais, valorizando a combinação de diferentes sabores (duração aproximada: 45 minutos; investimento: R$ 35 por pessoa).

Foto por Viviane Somacal, Exata Comunicação

A Cooperativa também apresenta o projeto Desperte seus Sentidos, que consiste em uma degustação às cegas dentro de uma pipa de 100 mil litros anexa à cave Acordes, que também dá nome aos produtos ícone da marca. São modalidades com duração aproximada de 50 minutos cada (preços sob consulta). Outros atrativos são a Degustação de Produtos Premiados, que ocorre no wine bar, e Uma História para degustar – visita guiada gratuita entre pipas e tanques.

Seja qual for sua experiência, aproveite a visita para degustar o Garibaldi Moscatel – eleito Melhor Espumante do Cone Sul em 2018 pelo importante concurso chileno Catad’Or Wine Awards.

Via Orgânica

A proposta dessa rota turística é oferecer experiências de saborear o estilo de vida que alia alimento, saúde e sustentabilidade ambiental, social e cultural. São 10 estabelecimentos na Via Orgânica que permitem descobrir o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal em uma das primeiras rotas de turismo rural do Brasil com foco em propriedades orgânicas certificadas.

Belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento garantem uma nova descoberta em cada local (Davida; Sítio Crescer; Família Boroto; Família Mariani; Econatura; Sabor Ecológico; Valle Rustico; Fit Up; Sítio do Celo; Cooperativa Vinícola Garibaldi).

Passadas

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Garibaldi, o roteiro “Passadas” convida o visitante a mergulhar em um mundo de simbologia e história por meio da arquitetura. A pé ou de Tim Tim (caminhão GMC de 1944 adaptado para o transporte de turistas), é possível observar 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da rua Buarque de Macedo e vias adjacentes. Emblemática, essa rua foi responsável pelo acesso das levas de imigrantes às suas terras e uma das mais importantes vias de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado.

Estrada do Sabor

Formado por cinco estabelecimentos, esse roteiro valoriza a simplicidade cultivada na ligação com a terra e a mata. Lugares e objetos dividem memórias e significados marcantes, oferecendo momentos de contato com a paisagem, caminhadas pelos vinhedos, degustação de vinhos e deliciosas comidas caseiras, como pães, geleias, salames e copas. Além disso, a Estrada do Sabor é uma oportunidade incrível de interagir com os agricultores da região.

Onde ficar

Villa Michelon (fica no Vale dos Vinhedos e é um charme – clima bem familiar para pessoas de todas as idades)

Casacurta (acomodações clássicas e refinado toque provençal. Possui piscina aquecida, academia, salas de eventos e forte apelo enogastronômico)

Sítio Crescer (para quem aprecia uma experiência com apelo bem interiorano. Integra a rota Via Orgânica e fica a menos de cinco quilômetros do centro de Garibaldi. O local produz hortaliças, temperos e frutas orgânicos. Possui hostel em uma construção sustentável, além de hospedagem em quartos individuais. Oferece açudes para banho e pesca, ‘sitiotur’ entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade rodeados por jardins. Serve refeições caseiras mediante agendamento.)

Onde comer

Osteria Della Colombina (não abre às segundas-feiras)

Casa Di Paolo (tradicional galeteria – diariamente das 11h30min às 15h – (54) 3463.8505 – Localização: BR-470 / Km 221,6, junto ao Castello Benvenutti)

Trattoria Mamma Gema (no Vale dos Vinhedos)

Filó Café (lugar aconchegante para se reunir com a família e amigos, resgatando costumes dos imigrantes italianos. Serve receitas de família carregadas de histórias e afeto)

Valle Rustico (gastronomia inspirada no conceito de Cozinha de Natureza, segue preceitos do movimento Slow Food. Os pratos levam a assinatura do chef Rodrigo Bellora)

Mais informações em: turismo.garibaldi.rs.gov.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Cassius Andre Fanti

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram