Conheça os Moinhos de Zaanse Schans na Holanda

Conheça os Moinhos de Zaanse Schans na Holanda

Pensar na Holanda é associá-la aos moinhos de vento, marca registrada que faz parte da paisagem do país desde o século XI. Os moinhos eram usados para diversas finalidades como extrair óleo, moer milho, e principalmente para retirar o excesso de água das regiões alagadas para torná-las produtivas e habitáveis.

Graças ao avanço de novas tecnologias, eles mudaram de função e se transformaram num retrato da história de um país incrível …

Com o início da revolução industrial na região de Zaan, em meados do século XIX surge a área residencial e operária hoje retratada através de casas, armazéns, fazendas e claro, moinhos. O melhor exemplo disso é Zaanse Schans.

Esse centro turístico reproduz a vida de um típico vilarejo holandês de antigamente.Hoje são 6 moinhos e inúmeras casinhas marrons e verdes.

Ali funcionam pequenas lojas de lembranças, restaurantes e cafés, produtos típicos como queijos e doces regionais além de um museu e fábrica de tamancos.

Um dos moinhos mostra o funcionamento e função das suas engrenagens. Tudo isso num cenário encantador cheio de flores e pequenos animais. Os caminhos são feitos por trilhas bem sinalizadas e simpáticas pontes sobre pequenos canais.

A pequena vila, na verdade, foi erguida com casas levadas de outros locais e agrupadas ali às margens do Rio Zaan, mas todas são originais. Mesmo sendo uma cidade cenográfica, tudo foi montado respeitando exatamente os padrões usados à época, como forma de manter viva sua história. O vilarejo também fabrica muitos produtos como azeites, queijos, possui uma padaria, farmácia, fábricas de chocolates e vários ateliês de artesanato.

Estando tão perto de Amsterdan, a apenas 22 Km e tendo várias opções de acesso como ônibus e trens, o lugar tornou-se um dos mais visitados da Holanda e realmente vale a visita. Atravessando a ponte, do outro lado do rio, está Zaan, a cidade onde é possível almoçar num dos restaurantes com vista para os moinhos girando com o vento…é lindo.

A visita à Zaanse Schans é gratuita . Você só paga algumas atrações e suas comprinhas, afinal, é impossível resistir.

Texto por: Sylvia Falseti

Fotos por: Carlos Henrique Pacheco

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram