Luxo e acolhimento: esta é a Fazenda Santa Vitória

Luxo e acolhimento: esta é a Fazenda Santa Vitória

Localizada na cidade paulista de Queluz, divisa com o estado do Rio de Janeiro, está a Fazenda Santa Vitória. São mil hectares de área encravada em meio à Serra da Mantiqueira que no século XIX foi propriedade de nobres durante os ciclos da cana de açúcar e do café. Hoje com foco na produção leiteira, gerando oito mil litros por dia, a fazenda conquistou seu espaço no turismo rural de luxo quando há dois anos passou a receber hóspedes de todo o Brasil.

A casa da fazenda

O casarão colonial da sede, com piso em madeira nobre e pé direto de quatro metros de altura, mantém as características da época com sete quartos (suítes) espaçosos, bem ventilados, com ar-condicionado e vista para o jardim ou a piscina. As portas impressionam com seu tamanho e por não terem numeração como em hotéis convencionais e nem mesmo fechaduras, que foram substituídas por tramelas como antigamente.

Na varanda da entrada, sofás confortáveis e, aos fundos, um grande alpendre com uma mesa para mais de vinte pessoas, onde há sempre disponível potes com água saborizada, café e biscoitinhos amanteigados feitos pela Dona Marisa, que trabalha na fazenda há mais de trinta e cinco anos. Três salas decoradas com o máximo bom gosto convidam para uma conversa à noite ou para assistir TV.

O acolhimento

Os hóspedes são recebidos pela pelos colaboradores perfilados e com sorrisos encantadores. A gentileza está sempre presente e a atenção dispensada é uma constante.

Acomodações

A Fazenda Santa Vitória dispõe além dos sete apartamentos internos, de mais quatro com uma decoração mais moderna, localizados em um avanço construído no jardim, que mantém os traços da arquitetura colonial.

As duas Casas da Montanha trazem a total modernidade na propriedade em um projeto assinado pela arquiteta Fernanda Sarkis. Distantes um quilômetro da sede, foram construídas em cimento armado, madeira e vidro, no topo de uma colina que tem como vista um grande vale. Um deck avança formando a varanda, onde espreguiçadeiras estão colocadas de forma estratégica para que se tenha a sensação de flutuar sobre o campo. As casas têm uma grande sala integrada à cozinha moderna, com um fogão a lenha que faz as vezes de uma lareira no período do inverno e em cada uma delas duas amplas suítes com janelões de vidro que fazem a integração do cenário externo ao quarto.

Em todos os aposentos há lençóis de linho, travesseiros de penas de ganso, toalhas e amenities assinados por um dos mais famosos fornecedores de hotéis de luxo.

Gastronomia

O respeito pela cultura local traz em todos os pratos servidos na fazenda receitas tradicionais do caipira paulista com um toque gourmet assinado pelo chef Pedro Siqueira, que tem três renomados restaurantes no Rio de Janeiro, e utiliza produtos frescos encontrados na própria fazenda ou de pequenos produtores do entorno.

Geleias e chutneys artesanais trazem sabor especial para o café da manhã, e azeites especiais produzidos na região, como o azeite de abacate, dão aos pratos o grande diferencial.

Atividades na fazenda

Além da tradicional cavalgada, quadra de tênis, bicicletas, aula de yoga, piscina, sauna e um caldário estão à disposição dos hóspedes, mas nadar na Cachoeira do Regato é a atração que mais encanta a todos.

Uma queda d’água que brota em meio a pedras enormes formando piscinas de águas transparentes, sempre visitadas por enormes e coloridas borboletas e rodeada pela mata é um convite irrecusável para nadar ou simplesmente relaxar.

Na Fazenda Santa Vitória os hóspedes são surpreendidos a todos os momentos pelos mimos. Os almoços e jantares, por exemplo, acontecem em locais diferentes e são montados com um esmero que talvez só seja encontrado em palácios reais.

Como chegar

A fazenda fica a dois quilômetros da entrada principal da cidade de Queluz (Rodovia Presidente Dutra) – basta seguir as placas indicativas – ou pela rodovia SP-054. Também é possível chegar de helicóptero, já que há na própria fazenda um heliponto homologado pela ANAC.

Serviço – Fazenda Santa Vitória

Telefone: (12) 3147-1563

Mais informações em: fazendasantavitoria.com.br

Texto e fotos por: Patricia de Campos – Gentileza r.p.

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram