5 destinos gastronômicos no Brasil

5 destinos gastronômicos no Brasil

Viajar e comer são atividades inseparáveis. Tanto que 71% dos brasileiros escolhem o destino baseado no que ele oferece de comida e bebidas, segundo pesquisa* da Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com a maior seleção de lugares incríveis para ficar.

E não é preciso cruzar o oceano para encontrar lugares de dar água na boca. O Brasil, com sua diversidade de povos e culturas, é um dos polos gastronômicos mundiais, com pratos típicos e de sabores tão únicos que viraram o cartão-postal culinário de cada destino. Quem nunca quis comer um verdadeiro churrasco gaúcho ou experimentar um tutu à mineira in loco?

Pensando nisso, a Booking.com mergulhou no seu caldeirão de mais de 170 milhões de avaliações de viajantes reais e preparou um menu especial com cinco paraísos brasileiros onde é possível se deliciar em um verdadeiro banquete.

Fernando de Noronha, Pernambuco

É claro que em um lugar cercado de mar por todos os lados, o que não pode faltar são pratos servidos com muito peixe e frutos do mar. Moqueca e peixe assado na folha de bananeira são delícias que devem fazer parte de uma viagem ao paraíso. Porém, nem só de mar se vive por lá. Os vários restaurantes da ilha também oferecem receitas feitas com carne vermelha, como o escondidinho de carne seca ou o baião de dois. Para quem deseja ter um gosto de tudo, há o tradicional Festival Gastronômico do Zé Maria, que serve mais de 40 tipos de pratos e sobremesas. Por falar nisso, é impossível deixar a ilha sem pedir a Cartola, uma sobremesa típica do Nordeste que leva banana, queijo, canela, doce de leite e sorvete.

Onde ficar: Pousada Sueste

A Pousada Sueste fica apenas a 10 minutos a pé da bela Baía do Sueste, uma das mais bonitas praias do arquipélago e um dos principais pontos de mergulho com snorkel. A pousada tem 2 piscinas, Wi-Fi e serviço de translado gratuito para o aeroporto. Os viajantes recomendam essa propriedade por sua equipe atenciosa e por sua ótima localização, a poucos minutos de pontos de interesse como o Projeto Tamar e a Vila dos Remédios.

Manaus, Amazonas

A capital do estado do Amazonas tem uma das gastronomias mais ricas e saudáveis do país. Os ingredientes indígenas, como os diversos tipos de farinhas, e os peixes de água doce, como com pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim, são a base alimentar da cozinha amazonense. A culinária é tão típica e exótica que é tida como atração turística da cidade: é item obrigatório no roteiro de viagem provar iguarias como tacacá, cupuaçu e tucumã, uma fruta da região. Aliás, o x-caboclinho, o famoso sanduíche com tucumã e queijo, faz a alegria dos turistas e locais.

Onde ficar: Hotel Villa Amazônia

Situado a 70 metros do Palácio da Justiça do Amazonas, o Hotel Villa Amazônia oferece um ambiente luxuoso 5 estrelas, com piscina, restaurante, academia e jardim. Todas as unidades da acomodação dispõem de terraço e algumas têm vista para a piscina. Outros pontos de interesse da região do hotel citados pelos hóspedes são o Teatro Amazonas e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Carnívoros, uni-vos. Porto Alegre é o paraíso para os amantes de um bom churrasco, o prato que é a referência culinária no sul do País. Parece simples, mas o bom churrasco requer algumas técnicas. O segredo do típico churrasco gaúcho não está somente na escolha da carne de boa qualidade, mas também na preparação do fogo e no uso de somente um tempero: o sal grosso. Com influência dos pampas e dos imigrantes europeus, outras iguarias gaúchas são o arroz de carreteiro, matambre recheado, paçoca de pinhão e doces como ambrosia e cuca.

Onde ficar: Solar63 Hostel

Esse hostel fica no bairro Cidade Baixa, conhecido como o coração noturno de Porto Alegre e fica poucos minutos de bares, restaurantes e teatros. Além disso, está perto também de pontos turísticos como o Estádio Beira Rio, o Parque Redenção e o Mercado Público de Porto Alegre. Para maior conforto dos hóspedes, todas as acomodações dispõem de luminária, tomada elétrica e armários individuais.

Tiradentes, Minas Gerais

A culinária mineira é uma das mais apreciadas do País e Tiradentes é o destino certo para apreciá-la. A comida, que tem influência dos escravos, povos indígenas e dos colonizadores que habitavam a região durante o Ciclo do Ouro, traz ingredientes simples, mas de sabores marcantes. Os pratos como tutu à mineira, feijão tropeiro, angu e rabada, feitos em panelas de barro e no forno a lenha, são tradicionais da culinária local. Outra iguaria mineira é o pão de queijo, perfeito para acompanhar o café – também um clássico mineiro. Além das atrações típicas de uma cidade histórica, a cidade sedia um dos principais eventos culinários do País, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Onde ficar: Pousada Ouro de Minas

A Pousada Ouro de Minas está localizada no centro histórico de Tiradentes, a apenas 1km da famosa Igreja de Santo Antônio e a 500 metros do Largo das Forras. Os quartos têm decoração em estilo country e alguns contam com banheira de hidromassagem privativa e uma aconchegante lareira. O café da manhã é um dos itens recomendados pelos hóspedes, que podem saborear goiabada caseira, pães de queijo acabados de sair do forno e pão de leite.

São Paulo, São Paulo

Multicultural e multifacetada, São Paulo é um dos centros gastronômicos do Brasil e abriga desde restaurantes com estrela Michelin a food trucks, a mercados e barracas de comida de rua. O Mercado Municipal, no centro da cidade, é um oásis de frutas exóticas, sanduíches de mortadela, pastéis de todos os sabores e tradicionais bolinhos de bacalhau. Há também bairros gastronômicos como o da Liberdade, com culinária oriental, Bixiga, com aconchegantes cantinas italianas, Brás, berço das culinárias árabe e síria, e Pinheiros, com suas hamburguerias gourmet e bistrôs modernos.

Onde ficar: Novo Pinheiros Cobogó

Localizado no bairro de Pinheiros, ideal para viajantes interessados em passeios urbanos, bares e entretenimento, este apartamento é totalmente equipado com cozinha compacta, máquina de lavar roupa, ar condicionado e comodidades como TV de tela plana a cabo e Wi-Fi. Os hóspedes podem aproveitar a piscina, o terraço ao ar livre e a academia do prédio. Além disso, a propriedade está a poucos minutos do metrô.

*Pesquisa realizada pela Booking.com no final do ano de 2017 com 56.727 viajantes de 30 países.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / judtas

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram