Museu do Ipiranga recebe Saraus gratuitos

Museu do Ipiranga recebe Saraus gratuitos

Entre os dias 9 e 24 de fevereiro o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista realizam uma série de espetáculo que unem literatura, poesia e música nos espaços do Museu. Os saraus, que acontecem todos os sábados e domingos, às 15h, buscam promover o compartilhamento de experiências culturais e oportunizar a ocupação do espaço por grupos, trajetórias e histórias, tradicionalmente excluídos e invisibilizados.

Considerando que os saraus têm se firmado cada vez mais como espaços políticos de socialização, o ciclo de apresentações reúne artistas de diferentes grupos e linguagens artísticas que buscam refletir sobre as ausências históricas e sobre a necessidade da construção de espaços mais inclusivos, nos quais seja reconhecida a importância dos diferentes grupos para a formação cultural da nossa sociedade.

Nos Dias 9 e 10 de fevereiro o Sarau DiaspOralidade: Descolônia em Mares Revoltos com Duo_Decaphonico – Caco Pontes e Caleb Mascarenhas – apresenta a performance poético-sonora que reúne elementos da poesia falada e cantada com música eletrônica e elementos visuais. São incorporadas cartas e depoimentos de imigrantes que chegaram ao Brasil no período inicial da república, além de textos autorais. A intervenção conta com os convidados: Nayara Rodrigues (Brasil), Alicia Arteaga (Cuba), Ermi Panzo (Angola), Yanick Delass (Congo) e Rajana Oulby (Síria)

Nos dias 16 e 17 de fevereiro a apresentação Transarau com o Coletivo Transformação, traz uma performance de palavra falada entrecortada por música, dança e poesia.  A atividade propõe levar ao palco histórias de pessoas trans, travestis e de grupos minoritários que são invisibilizados pela história contada nos livros e museus. Ao final da atividade acontece um bate-papo com convidados. No sábado, dia 16, o bate-papo conta com a presença da DJ e Performer Tacacá Kasahara, da escritora Amara Moira e da atriz Leona Jhovs; e no domingo, dia 17, com a Deputada Estadual Erika Malunguinho, a escritora Ave Terrena e a historiadora Maria Adelaide de Estorvo.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro a roda de poemas “Antes de Nós” conta uma parte da história do Brasil que foi apagada da maior parte dos museus e livros de história, evidenciando a produção literária de mulheres negras e partilhando suas vivências e reflexões.

A apresentação conta com mediação de Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves; acompanhamento de percussão de Thalaby e Natasha; e a presença das convidadas: Mariana Félix, Ryane Leão, Deusa Poetisa, Preta Rara e Kimani no dia 23/02; e de Luz Ribeiro, Jennyffer Nascimento, Jô Freitas, Ingrid Martins e Thata Alves no dia 24/02.

A ação é uma tentativa de resgate da manifestação artística que acontecia nos anos 1980, na cidade de São Paulo, quando um grupo de pessoas, em geral entre vinte e quarenta – se reunia em um círculo para cantar e declamar poesias. As cantigas simples e de fácil memorização eram repetidas pelo grupo que as decoravam rapidamente, enquanto isso um integrante interrompia o canto e ocupava o centro deste círculo para declamar um poema.

Serviço

“Sarau DiaspOralidade: Descolônia em Mares Revoltos”

Dias 09 e 10 de fevereiro – Sábados e Domingos das 15h às 17h

Gratuito *Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Bilheteria do Sesc Ipiranga.

Classificação indicativa: 14 anos

A atividade conta com tradução em libras

“Transarau e Convidados”

Dias 16 e 17 de fevereiro –  Sábados e Domingos das 15h às 17h

Gratuito *Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Bilheteria do Sesc Ipiranga.

Classificação indicativa: 18 anos

A atividade conta com tradução em libras.

“Sarau Roda de Poemas”

Dias 23 e 24 de fevereiro – Sábados e Domingos das 15h às 17h

Gratuito *Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Bilheteria do Sesc Ipiranga.

Classificação indicativa: 12 anos

A atividade conta com tradução em libras.

No dia 23 a sessão acontece no salão Nobre do Museu e não conta com recursos de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Rafaela Queiroz

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram