Serra da Bocaina: cachoeiras, trilhas e fazenda centenária

Serra da Bocaina: cachoeiras, trilhas e fazenda centenária

Localizada entre as Serras da Mantiqueira e da Bocaina no roteiro conhecido como Vale Histórico, que contempla as cidades de Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Queluz e Silveiras, uma dica interessante é visitar um local famoso, histórico e com uma apelo ecológico fortíssimo. É a Fazenda Histórica São Francisco, do casal Walton e Eliane Leite. Os donos acompanham os hóspedes nas refeições e nos passeios. Para o lazer, há várias trilhas que cortam a densa Mata Atlântica, banhos em cachoeiras, cavalgadas e lago para pescaria.

A fazenda, que fica em São José do Barreiro (SP), é a mais antiga da região, de 1813, na Serra da Bocaina, e é um dos locais mais bonitos da região. Ela foi muito importante e teve grande destaque no período do ciclo do café. Atualmente muito bem preservada, atende o turismo histórico, rural e cultural. Belas obras dão o toque da casa sede que é muito bem conservada, com móveis, cristaleira, sofás, cadeiras, mesas e objetos de decoração, além de dezenas de livros originais.

Foto por Reprodução via http://www.fazendasaofrancisco.com.br/

O passeio pode ser chamado de turismo de experiência. Os visitantes são recepcionados com um farto café da manhã rural, que inclui no cardápio guloseimas da vovó, como canjica com paçoquita, sucos de frutas naturais, sanduíches leves, bolos e salada de frutas, além do café perfumado e do leite tirado na hora. No momento da partida é servido um delicioso caldo de legumes para intensificar o sabor real do passado.

Muitos turistas têm aprovado essa experiência na região, principalmente os que vêm de grandes metrópoles, que procuram  conviver com as delícias do passado, esquecendo o celular, a internet e a televisão principalmente, dando lugar às histórias, aos causos e às impressionantes paisagens, tendo no turismo de experiência a possibilidade de conhecer novas práticas de lazer.

Foto por Reprodução via http://www.fazendasaofrancisco.com.br/

Além do Day Use, a fazenda tem pacotes de hospedagem. Lá, com certeza você terá a oportunidade de vivenciar um lugar sossegado, longe da vida urbana, que lhe trará paz interior e proporcionará novas experiências, como admirar o pôr do sol, ver o céu recheado de estrelas e sentir o aroma de um dos climas mais puros do Brasil.

A região oferece também passeios a cavalo. Neles você pode apreciar uma das mais belas vistas da Mata Atlântica – aliás, ainda bastante preservada! A região também oferece uma infinidade de cachoeiras, corredeiras e riachos para banhos refrescantes e deliciosos.

Mais informações em: fazendasaofrancisco.com.br

Escolha entre cachoeiras e trilhas

Aproveite para conhecer a trilha do Ouro, rota utilizada no século XVIII para escoar o metal precioso de Minas Gerais para Angra dos Reis.

Foto por iStock / Brunomartinsimagens

Da praça central de São José do Barreiro até a portaria central do Parque Nacional, são aproximadamente 28 km por estrada de terra com trechos que devem ser percorridos preferencialmente por veículos 4×4. Carros são proibidos na área do parque. Não deixe de conhecer a Cachoeira de Santo Izidro e Das Posses. A  Cachoeira do Paredão é a mais longa e as caminhadas podem durar quase que um dia.

Para trilhas. consulte a MW Trekking. Mais informações em: mwtrekking.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Reprodução via http://www.fazendasaofrancisco.com.br/

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram