Antígua e Barbuda: uma praia para cada dia do ano

Antígua e Barbuda: uma praia para cada dia do ano

Antígua e Barbuda é uma nação que está cercada pelo mar azul do Caribe. As ilhas com belas praias e baías fazem parte da riqueza natural do arquipélago descoberto em 1493 por Cristóvão Colombo, mas que foi colonizado somente no ano de 1632 pela Grã-Bretanha. Antígua é a mais desenvolvida. Barbuda abriga apenas 4% da população. Ela tem formato redondo é uma pequena ilhota coberta por enormes rochedos.

A economia das duas ilhas sempre esteve baseada na produção de cana-de-açúcar. Atualmente Antígua e Barbuda tem na atividade turística a sua principal fonte de renda. A capital é St. John’s. é dela que parte a exploração da ilha que tem um dos melhores climas tropicais do planeta.

Foto por iStock / Sean Pavone

Antígua oferece uma agitada vida noturna com boates e bares temáticos e um carnaval animadíssimo, para brasileiro nenhum botar defeito. Depois da praia uma boa alternativa para relaxar e se divertir é conferir a diversidade gastronômica de St. John’s. Há desde restaurantes com comida típica da ilha até opções mais internacionais, como gastronomia italiana, francesa, mexicana, chinesa, entre outras.

Confira também as diversas atrações turísticas da capital, como a Catedral de St. John’s, construída em 1681, a galeria de arte Harmony Hall, onde além de obras modernas e interessantes pode-se ter uma vista panorâmica da cidade, pois bem no centro da galeria existe a torre de um antigo moinho de açúcar que foi convertida em bar e de onde se pode ver toda a cidade e de lá tirar lindas selfies.

Outros atrativos da região são o Green Castle Hill, de onde também se pode ter uma bela vista da ilha, e a ponte Devils, um arco esculpido pelo mar.

Para conhecer a história do arquipélago em detalhes, basta visitar o Museu da Antígua e Barbuda, que conta a história do lugar desde os primórdios. Há desde registros do nascimento geológico do lugar até documentos históricos.

Outro museu interessante e que vale muito a visita é o Dockyard, focado na história naval das pequenas ilhas . Para quem gosta do tema, vale uma visita também em Nelson’s Dockyard, estaleiro erguido em English Harbour, local onde há diversas opções de restaurantes, lojas e outras facilidades para os turistas.

Uma praia para cada dia do ano

Antígua  (pronuncia-se localmente Antiga)  tem 365 praias de areias claras, baías recortadas por rochedos, vegetação tropical, portos e enseadas que seduzem os visitantes.

Foto por iStock / merrilyanne

Com mar quente, calmo e azul, onde mais que tomar sol, você poderá praticar esportes náuticos, como vela e mergulho.

A Baía de Dickenson, coladinha à capital St. John é a mais democrática e ótima para praticar caiaque por suas águas calmas. Com muitos restaurantes na orla, é popular também entre os que viajam com crianças pequenas.

Praias de todos os estilos

Foto por iStock / Simon Dannhauer

A praia de Half Moon Bay é protegida do Atlântico por recifes, é uma das mais famosas. Na ponta oriental , com menos de um quilômetro de baía curvada ao redor de um mar esmeralda. Ali o turista encontra sossego e uma estrutura mínima para relaxar longe de qualquer grande agitação.

A sudoeste, Darkwood Beach tem areias super brancas e na maior parte do tempo é tranquila e remota — exceto nos dias em que há navios de cruzeiros atracados na ilha. O melhor horário para frequentá-la é o fim da tarde,  porque o pôr do sol ali costuma ser um espetáculo à parte.

Para os amantes de snorkeling uma dica é mergulhar em Pigeon Point, a principal praia pública da costa sul. Durante a semana, a área, aliás, costuma ser quase tão tranquila e sossegada quanto suas águas.

Foto por iStock / rmgoldman

Outra praia de tirar o fôlego de tanta beleza é Jolly Beach, é formada por areias branquinhas, água esmeralda e muitas palmeiras. Reduto dos grandes resorts, a praia está sempre cheia, mas nem por isso menos atraente.

Nas praias Jumby Bay Beach e Pasture Bay Beach, a única preocupação é saber se as águas são cor de turquesa ou esmeralda.

Em Galleon Beach foram descobertos, há muitos anos, esqueletos humanos que seriam de marinheiros britânicos dos séculos XVII e XIX. Galley Bay é a praia preferida dos surfistas, sobretudo durante os meses de inverno, quando as ondas ficam ainda mais fortes e o movimento dos turistas menor.

Uma dica interessante é se informar sobre o variado cardápio de tours de barcos e velas pelas ilhas. Com preços que começam em U$ 50 e vão até U$ 130 por pessoa pode-se passear o dia inteiro com direito a banho de mar em praias desertas e mergulhos para explorar as riquezas do fundo do mar local.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram