Confira a programação para o Natal de Curitiba

Confira a programação para o Natal de Curitiba

A segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, a temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do país. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidas pela Prefeitura de Curitiba e empresas privadas.

A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba.

Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro de 2019. “A programação do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael.

Inspirações para renovar esperanças não faltarão no Natal de Curitiba. Grandes árvores de Natal vão tomar o calçadão da Rua XV de Novembro e os principais parques e jardins da capital. Paradas e espetáculos por toda a cidade prometem encantar crianças e adultos. Uma Vila de Natal, em pleno coração de Curitiba, terá como maior atração uma roda gigante. Além disso, haverá um buggy elétrico, com o Papai Noel a bordo, que irá parar o Centro da capital ao cruzar toda a Rua XV. Já a nostálgica Maria Fumaça anunciará com seu apito a passagem por vários bairros de Curitiba.

Greca salientou que, como na primeira edição do Luz dos Pinhais, Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal, a Electrolux e os Supermercados Condor. O Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

“Estamos consolidando Curitiba no roteiro nacional natalino e mostrando que uma cidade inteligente, como é a nossa capital, consegue recriar, com parcerias público-privadas, cenários mágicos que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, completou Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Economia

A temporada natalina deverá estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo (IMT) aponta que, no ano passado, os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas. Somente os turistas, 20% deste total (60 mil), ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade.

A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que a festa este ano está maior e com mais atrativos.

Núcleo central

As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino.

A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro.

A ornamentação da capital estará nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores de Natal. No Parque Lago Azul, no Ganchinho, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez, terá decoração especial, com a iluminação da estufa e a Árvore da Vida, composta por flores.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro, que receberá até dezembro um buggy elétrico com o Papai Noel a bordo. O Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, terá uma bela árvore de luz de nove metros e espetáculos.

Entre as apresentações privadas, destaque para o consagrado Natal do Palácio Avenida, e novidades, como a Parada de Natal do Batel, além de atrações como a Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo e o Natal do Paço 2018.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que as calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro, entre as praças Osório e Santos Andrade, serão o núcleo da programação. Na Santos Andrade, inclusive, a tradicional feira de artesanato de fim de ano irá se transformar na Vila de Natal Electrolux, com direito a uma inédita roda gigante, com entrada gratuita.

Mas a celebração vai envolver toda a cidade. “Todas as regionais terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania, por exemplo, ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos musicais”, exemplificou Tatiana.  De acordo com ela, a atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições estão possibilitando que a celebração natalina de Curitiba seja ainda maior este ano.

Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial: http://natal.curitiba.pr.gov.br/.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por VanessaBarcia

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram