Cumbuco: o paraíso do kitesurf no Ceará

Cumbuco: o paraíso do kitesurf no Ceará

A temporada de ventos no litoral do Ceará está a todo vapor e vai até o final de fevereiro. Turistas e amantes do kitesurf de todas as partes do Brasil e do mundo começam a chegar às praias cearenses. Uma das mais famosas e visitadas pelos esportistas é a Praia do Cumbuco, que fica a menos de 30 km da capital Fortaleza.

Ela oferece uma combinação perfeita e harmoniosa de dunas, lagoas, sol, mar e, claro, ventos e todos os atrativos ideais para a prática do esporte. A praia do Cumbuco é famosa por seus ventos, ideal para os kitesurfistas que aproveitam a temporada para treinar e aperfeiçoar suas manobras para as competições nacionais e internacionais. Muitos dos turistas vêm para aprender o esporte nas diversas escolas que a praia do Cumbuco oferece.

Foto por iStock / JunotPhotography

Porém, basta uma volta por ela para descobrir que vale a pena estender a estada, sendo uma excelente viagem de fim de semana ou de férias. A começar pelas opções de hospedagem. São mais de 40 pousadas e hotéis à disposição do visitante. Além do que, um passeio mais atento pela antiga vila de pescadores vale boas fotos e ótimas surpresas.

Foto por iStock / JunotPhotography

Ao redor da praça principal, existem bares e restaurantes que esbanjam charme e simpatia, seja na decoração ou nos pratos que vão bem além de peixes e mariscos. São mais de 25 estabelecimentos de especialidades diversas: regional, italiana, francesa, alemã, espanhola, portuguesa, tailandesa e até coreana, entre outras – além de drinks variados.

Outro atrativo interessante é a Lagoa Azul. De origem artificial, é onde fica o complexo turístico Ventak. Já aberto ao público, vale um mergulho, praticar stand-up paddle e ainda tomar um banho de lama fitoterápica, para tratar da pele. A cor é de impressionar. Sua origem é um lençol freático de água mineral, cuja sedimentação do fundo, rico em calcita, resultou na coloração. A descoberta se deu quando o proprietário do terreno mandou cavar um simples poço e se deparou com a descoberta. Visite Cumbuco e surpreenda-se com um clima pra lá de especial nessas férias de verão.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / JunotPhotography

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram